Comércio | Lojas Shop

IKEA - Familias Felizes? Só se forem mesmo as vossas!

Eu não sou de escrever altos textos a reclamar de algo ou de alguém no facebook, mas sinto que é a única coisa que me falta fazer!
Meio de Julho, Início de Agosto o IKEA (Braga) estava com uma promoção de x valor em cartão na compra de uma cozinha, acabados de comprar casa eu e o meu namorado fomos ao IKEA (Braga) já com um esboço para perceber como funcionava o processo.
Fomos atendidos de uma forma amadora e pouco confiante e no fim quando explicamos que a nossa cozinha ainda se encontrava em pequenas obras mas que gostaríamos de aproveitar a promoção foi nos dito que não havia problema que de um dia para o outro se agendava a verificação de medidas e o agendamento de transporte e montagem. Perguntamos quanto tempo demoraria entre a verificação e a montagem e foi nos dito 1 semana. Ficamos maravilhados com os prazos e tínhamos já o orçamento, errado por sinal, da entrega e transporte para a nossa zona (Guimarães).
Na semana seguinte fomos novamente a loja e explicamos a outro colaborador o que já tínhamos falado, foi nos dito que tendo em conta que a cozinha ainda não tinha chão e o processo era rápido não podíamos fazer a comprar e reservar as coisas em armazém ou agendar para uma data mais para o fim de Agosto. Ficamos admirados com a resposta, mas "burros e ingénuos" acreditamos no que nos tinha sido dito.
Entretanto as obras terminaram e fomos novamente ao IKEA (Braga)para comprar a cozinha, a promoção tinha terminado, falamos com uma senhora que nos diz.. "que pena! tivemos uma promoção bestial para vocês, não conseguiram aproveitar?" , explicamos o que nos foi dito e a colaboradora Susana desmentiu dizendo que não havia problema em comprar a cozinha e agendar por exemplo para o fim do mês de Agosto até porque nos faltava um móvel que não havia stock na loja e quando assim é o Ikea é obrigado a fazer a promoção e guardar a mercadoria. Já aí enviei um email a reclamar e até então ninguém me respondeu! Ficamos bastante insatisfeitos com o que nos tinha sido dito e confirmado por 2 colaboradoras vossas. Mesmo assim, quisemos comprar e para nosso espanto o prazo de espera era de 1 Mês, ficamos em pânico por ter de esperar 1 mês pela cozinha quando precisávamos dela para cozinhar as nossas refeições! Foi nos dito que podíamos ir ao IKEA (Matosinhos) porque talvez a lista de espera fosse menor,questionei se não podiam ligar internamente e pedir essa informação e foi me dito que não.
Relembro que vivemos em Guimarães e já nos tínhamos deslocado "n" de vezes a Braga e agora ao Porto, chegamos ao IKEA (Matosinhos) e o senhor disse-nos que as listas não diferem de Ikea para Ikea, são internas principalmente quando falamos da zona Norte. Mais uma vez a falta de formação e profissionalismo dos vossos colaboradores é notória e custou-nos tempo e dinheiro. Ponderamos e no dia 24 de Agosto decidimos ir novamente ao IKEA (Braga) efectuar a compra e pagamento de todo o vosso protocolo, a entrega e agendamento ficou para dia 19 de Setembro e foi-nos dito que num dia a cozinha ficava pronta. No total foram 2524,57€ já com transporte e montagem da cozinha, pagos de imediato com MB sem recorrer a créditos como nos foi sugerido por aparentarmos ser novos e não ter € para pagar a cozinha!
Uma semana antes da montagem o montador da empresa que trabalha Pantoja Grupo Logístico, RUI BRAGA, veio verificar as medidas e tivemos de fazer algumas alterações que não nos trouxeram problemas!
Dia 19 com 1h de atraso o vosso montador RUI BRAGA da empresa Pantoja Grupo Logístico dirigiu-se a nossa casa para a montagem e como podem ver no link do vídeo que colocarei abaixo, o primeiro dia de trabalho foi bastante produtivo! Em vez de um dia vieram 3 dias exaustivos de obras, sujidade , mau profissionalismo, mentiras e mãos curiosas nas nossas coisas pessoais e além disso o montador RUI BRAGA achou por bem trazer alguém externo ao IKEA (Braga) e a Pantoja Grupo Logístico para dentro da minha casa com o intuito de o ajudar. Sera isto legal? Resultado: uma obra muito mal feita, uma bancada completamente mal cortada, um tecto partido, aspirador estragado e mais uma reclamação para a qual não tive resposta até hoje.
(Vejam os 3 dias angustiantes aqui: https://www.youtube.com/watch?v=5Ac1P--_CQk)
Depois de tudo isto e como me foi dito pelo colaborador Rui Braga, iriam reagendar um novo dia para trocar a bancada e a frente de gaveta em falta, depois de o confrontar com os problemas que me havia percebido ele deu me o seu contacto e pediu me para no reagendamento pedir que fosse ele a voltar a nossa casa para nos compor o tecto que estragou e saber do aspirador.
Mais tarde depois de amigos e pessoas entendidas, virem a nossa casa conseguimos entender que o montador RUI BRAGA, foi o culpado de tudo e porquê? Porque se tivesse tirado as medidas de forma correcta ao sítio do lava-loiça escusava de ter feito a porcaria que fez, pois deixou um lava-loiças por centrar e ainda fomos obrigados a ir comprar extensões da torneira para ter água! Honestidade não é o forte desta pessoa e podia ter poupado este incomodo e problemas, até porque nunca disse a verdade nem a empresa que trabalha Pantoja Grupo Logístico nem ao IKEA (Braga), pois ambos desconheciam o nosso problema, achavam que a bancada estava apenas danificada de origem!
Passou 1 mês e 24 dias desde esse dia até conseguir depois de ligar inúmeras vezes para o apoio cliente ter falado com o Senhor João Luz e senhora Soraia e ter-me sido que n podia pedir um colaborador específico, foi agendado para dia 14 de Novembro no período das 9h/13h a visita de um montador para resolver o problema.
Eram 11:30h quando a equipa de entrega chegou para vir buscar a bancada e a gaveta danificada e deixar a nova, quando para o nosso espanto ( meu e dos colaboradores) o montador ainda nem sequer tinha chegado, ligaram para a empresa Pantoja Grupo Logístico a minha frente e lá conseguiram deixar a mercadoria porque o montador estava atrasado, no fim do dia vinham recolher as coisas danificadas.
A chegada do montador que seria entre as 9h/13 como combinado só se deu as 15:30h e tive de ser eu mais uma vez a ligar para o apoio ao cliente onde a Senhora Raquel me atendeu e comunicou que havia um atraso.
Depois de chegar e de se aperceber do fantástico trabalho que o colega RUI BRAGA fez e de ligar novamente para a empresa por achar (e muito bem) que não iria conseguir fazer o trabalho de forma decente, decidiu então não o executar enquanto não tivesse outra bancada para trocar a bancada da cozinha na totalidade!
Ou seja, demoraram tanto tempo a vir a minha casa e o serviço foi de tal maneira mal executado que teria de fazer a troca da bancada na totalidade. Como se isso não fosse mau, deparei-me com um cenário que não estava á espera... Quando o RUI BRAGA, veio fazer a montagem não houve qualquer isolamento do lava-loiças, da bancada o que fez com que a humidade entrasse dentro da bancada e na minha parede. Nenhuma bancada foi presa aos móveis e quando confrontado com isto, ainda tentou deitar as culpas nos clientes. Pergunto se também fui eu que pedi um novo design no meu tecto! ;)
Depois disto, ontem decidimos acabar com esta "aventura" e ir directamente ao IKEA (Braga) para resolverem de uma vez por todas o nosso problema, exigimos ter uma resposta imediata de como irão resolver a nossa situação e conseguiam arranjar o transporte para sábado mas não a montagem, por ser tarde e não conseguirem falar nem com responsáveis nem com empresas tendo tentado números pessoais.Não queríamos esperar mais e então exigimos de imediato que fossem buscar a cozinha e a devolução do nosso dinheiro.
Obviamente que as colaboradoras tentaram várias vezes que isso não acontecesse, chegando hoje a ligar a dizer que tinham o material e alguém para montar amanhã ou sábado que era o dia que nos dava mais jeito. Neste momento, não queremos cozinha alguma, não queremos ter nada a ver com esta empresa que foi preciso chegar a um extremo para nos servir da forma que deviam ter feito desde o primeiro dia.
Neste momento, quando achava que não ia ter mais surpresas... deparo-me com uma politica de devoluções ABSURDA, onde sou obrigada a deixar que venham buscar a cozinha e só depois quando ela chegar á loja é que recebo o reembolso, quando manifestei indignação foi me dito que é assim que funciona e que serve como garantia para a empresa! E NÓS IKEA (Braga)? E NÓS QUE GASTAMOS PARA CIMA DE 2000€ PAGOS DE UMA VEZ QUE GARANTIA FICO QUE ME PAGAM A COZINHA DE IMEDIATO?? UMA NOTA DE CRÉDITO? POR FAVOR!!
Além disto, aguardo também uma resposta de como vão arranjar os estragos feitos em minha casa ou quem é que se responsabiliza. Em anexo deixo todas as provas de como o vosso trabalho é exímio!
IKEA (Braga), IKEA (Matosinhos), IKEA A FAZER FAMILIAS FELIZES? AQUI CONSEGUIRAM DEIXAR UMA BEM INFELIZ E SEM COZINHA NO NATAL, OBRIGADA PELO PROFISSIONALISMO!!