Empresas e Serviços

Endesa - Facturação indevida e falta de reembolso de nota de crédito

Obteve resposta

Desde Novembro de 2014 que a minha casa ficou praticamente desabitada (mesmo o frigorifico está desligado).
Durante o ano de 2015 tinha um contador trifásico com potencia 10,35 Kw e o custo médio de faturação era de 26 euros
A partir de Março de 2016, com o intuito de reduzir o custo de faturação alterei o contador para monofásico e baixei a potencia para 5,76 Kw. Toda esta operação em consonância com a ENDESA.
Nos meses seguintes, a minha conta em vez de descer aumentou, ou seja, paguei 69,41 em Abril, 60,53 em Junho. No final deste mês de Junho recebi uma nota de crédito de 74,14 euros que nunca me foi reembolsada ou creditada nas faturas seguintes.
A faturação seguinte entre Julho e Dezembro do ano de 2016 foi sempre feita por estimativa. Os valores andaram entre os 60 e os 69 euros ignorando sempre a comunicação mensal das leituras.
Depois de várias tentativas por telefone e do envio de dois mails com a respetiva reclamação não obtive qualquer explicação ou resposta. No final de Novembro solicitei a intervenção da Deco a qual também não foi respeitada.
Pretendo assim a vossa ajuda/intervenção nesta questão, quer quanto ao valor em devolução, quer quanto aos valores que me estão a ser cobrados mensalmente, completamente desproporcionados para uma casa não habitada.
Desde já grata pela atenção que decerto darão a esta minha solicitação.

em 2017-03-03 12:14 Processo Endesa: PD-0001108899
Refª Portal da Queixa: 7553117

Exmos. Senhores,

Acusamos a receção da reclamação apresentada pela Exma. Senhora Maria Alexandra de Sousa Ceregeiro, a qual mereceu a nossa melhor atenção e originou a abertura do processo interno nº PD-0001108899.

No seguimento da exposição efetuada, informamos que na presente data respondemos á Exma. Senhora Maria Alexandra de Sousa Ceregeiro via carta enviada para a sua morada de correspondência, a fim de salvaguarda e proteção dos seus dados pessoais.

Na esperança de termos esclarecido todas as questões inerentes à situação, disponibilizamo-nos para o esclarecimento de qualquer questão adicional que possa surgir.

Com os nossos melhores cumprimentos,

Endesa Energia Sucursal Portugal
apoio.cliente@endesa.pt
Contacto: 800 101 033
Todos os dias das 08h às 23h

Luffy88

Existem diversos motivos pelo qual esta situação possa acontecer.

Referente ao registo de leituras:
O atendedor automatico da Endesa não é 100% viavel, como alternativa tem o escritorio online ou falando atraves do apoio ao cliente linha gratuita aberta das 08:00 as 23:00 todos os dias do ano e registando a leitura com um operador.

Referente aos valores estimados:
Sem certeza da questao pode ter sido alterado o contador, nesse caso a comercializadora deixa de ter um historico de consumo do seu contador e "lança" estimativas sem base de consumo, para as regularizar durante um ano civil deve enviar as suas leituras atraves dos meios acima indicados.
Como alternativa pode pedir no apoio ao cliente para fixar a sua estimativa atraves do "consumo fixo".

Referente a nota de credito:
Verifique se por baixo do valor "total a receber" nao tem nenhuma informação a indicar: "originado por anulação de fatura" neste caso so ira receber o valor a credito se realmente pagou valores a mais e por regularização de consumos e contas deva recebe-lo.
Importante informar que para receber este valor deve enviar o NIB/IBAN pela linha de apoio e deve enviar um comprovativo do nib/iban por email ou por carta registada, bastará o comprovativo tirado numa caixa de multibanco ou o documento SEPA que pode solicitar na sua entidade bancaria.

Espero ter ajudado.