Empresas e Serviços

Endesa - Proposta de mudança de fornecedor de energia e gás

Obteve resposta

No dia 02-01-2017 a Endesa através de um seu colaborador de nome Filipe Machado veio telefonicamente propor a mudança da EDP comercial, onde sou cliente de energia e gaz para a Endesa, com propostas que me pareceram aliciantes. Mas levantei-lhe de imediato a questão que aquando da assinatura do contrato com a EDP aderi ao Serviço Funciona que obriga a uma fidelização de 1 ano.
Para aquele colaborador não era relevante esta adesão e fidelização porque ele iria tratar de tudo não só da mudança de fornecedor como desta adesão ao referido serviço Funciona, que este ano isso já não fazia sentido. Interrogação que várias vezes lhe coloquei mas que ele sempre contornou, culminando com o envio de uma proposta por SMS, para eu dar só o ACEITO à proposta, mas entre parêntesis dizia ( Contrato SMS).
Porque achei demasiada impetuosa a forma como me queria que aderisse que me colocou numa gravação para que eu aceitasse as condições, mas sempre só como proposta. Fui crédulo e dei-lhe os dados que me foi solicitando, que no dia seguinte liguei para a EDP e me foi confirmado que não poderia quebrar esa fidelização.

No dia 04.01.2017 liguei para a Endesa fui atendido pelo colaborador Hélder Marques que assertivamente me informou que realmente eu não poderia mudar, além disso a entidade reguladora controlava essas situações. Portanto informei este colaborador que não queria que me enviassem mais nada, nomeadamente o contrato em papel para eu assinar.

Pelo que V solicito que tomem a devida nota e providências que entendam para que situações destas não se repitam..

M cumprimentos

J Ortiz

em 2017-02-02 11:11 Processo Endesa: PD-0001110225
Refª Portal da Queixa: 7554417

Exmos. Senhores,

Acusamos a receção da reclamação apresentada pelo Exmo. Senhor Joaquim Ermelindo Rego Ortiz, a qual mereceu a nossa melhor atenção e originou a abertura do processo interno nº PD-0001110225.

No seguimento da exposição efetuada, informamos que na presente data respondemos ao Exmo. Senhor Joaquim Ermelindo Rego Ortiz via carta enviada para a sua morada de correspondência, a fim de salvaguarda e proteção dos seus dados pessoais.

Na esperança de termos esclarecido todas as questões inerentes à situação, disponibilizamo-nos para o esclarecimento de qualquer questão adicional que possa surgir.

Com os nossos melhores cumprimentos,

Endesa Energia Sucursal Portugal
apoio.cliente@endesa.pt
Contacto: 800 101 033
Todos os dias das 08h às 23h

Luffy88

Boa noite. Efectivamente o cliente deve ter consciência das condições contratuais que tem no actual comercializador não devendo incutir culpabilidade no comercial da concorrencia.

Ainda que lhe terá sido lido que dispõe de 14 dias para revogar o seu contrato a Endesa ainda lhe oferece mais 14 dias corridos apos efectivação do mesmo. Se desejar desistir pode solicitar a reposição do contrato fazendo com que a EDP anule a facturação da totalidade do Funciona.

Neste caso ao aderir a outra comercializadora a EDP ira cobrar-lhe o valor restante que completará 1 ano de Funciona. Verifique as vantagens da alteração se lhe serão compensadoras ainda assim.

A vantagem do mercado livre é evitar que o cliente se fidelize abrindo portas para os melhores valores e condições no mercado energético.
cumprimentos