Empresas e Serviços

Endesa - Reclamação

Hoje 02- 1-2017, recebi por mail a factura da Endesa periodo entre 12-11-2016 e 06-12-2018, no valor de 93.40 . Todos os meses dou a leitura ( apesar de não ser facil porque todos os meses varia a data das leituras), no mes de Novembro, segundo eles dei a leitura fora do prazo , por isso, paguei por estimativa(190Kwh). Nesta factura vão fazer a contagem desde a leitura de 11-10-2016 ate a leitura de 6-12-2016, o que faz 534kw. Apos contacto telefonico a unica coisa que consegui perceber foi que nesta factura descontaram 33.33 que foi o preço da energia , sem impostos do mes anterior( o valor total da factura foi 63.75). Assim sendo e não percebendo nada das explicações dadas ao telefone , eu penso que estou a pagar duas vezes os impostos sobre os 190 Kwh. ja pagos no mes passado.Teoricamente segundo as minhas leituras teria 180 KwH para pagar este mes e aparecem-me 534, para pagar.Não percebo. Agradecia que me explicassem. Tambem reclamo da informação da da para aderir ao plano quero MAIS , PORQUE O DESCONTO NÃO E, 10 %SOBRE A FACTURA , MAS SIM SOBRE PEQUENOS VALORES QUE NO FIM DÃO A MENOS UNS CENTIMOS.

Boa noite Susana.
Desde Junho/Julho a ERSE solicitou a todas as comercializadoras alterações nas faturas. Como consumidores teremos de nos adaptar as novas alterações nomeadamente aos prazos de leituras.

Efectivamente a Endesa informa na sua fatura no campo "informação do seu consumo" o prazo de comunicação de leituras, sendo que por alguns motivos pode sofrer alterações.

Quando paga uma estimativa, e aqui será importante referir que esta a pagar um consumo estimado e nao uma leitura estimada, a Endesa na proxima fatura baseada com leitura real comunicada pelo cliente ou pela distribuidora, irá devolver os valores estimados (apenas o seu consumo é estimado) e contabilizar a leitura real atual para a anterior. Na sua fatura da Endesa terá um campo a indicar "acerto do periodo ... "

Quanto à questao do IVA se verificar na fatura em que a estimativa lhe é devolvida o IVA também esta a incidir no desconto.