Empresas e Serviços

FedEx - Aplicação indevida de taxas aduaneiras

Obteve resposta
9194717

Fiz uma encomenda à HobbyKing que continha dois tipos de artigos: artigos provenientes do armazém sediado na Inglaterra (logo,, dentro do espaço de livre circulação de bens e serviços), e artigos provenientes do armazém Global sediado em HongKong.
Os artigos provenientes do armazém sediado em Inglaterra já foram devidamente taxados à entrada nesse país, caso tenham sido importados. Isso é também evidente pelo facto de o mesmo artigo, quando disponível em ambos os armazéns, apresentar um valor diferente em ambos os armazéns, sendo o valor do armazém Inglês muito superior ao valor apresentado pelo armazém Global.

Ao concluir a encomenda, com dois portes de envio distintos, foi-me apresentada uma factura única com o valor total da encomenda. No entanto, a proveniência de cada artigo vem claramente explicitada na factura, sendo fácil identificar os artigos que estão sujeitos a taxas aduaneiras e fazer a conta relativa aos "Volumes e designação das mercadorias" e "Cálculo das imposições: Base de tributação" no Documento Administrativo Único (DAU) de Importação, tendo em consideração apenas o sub-total que está sujeito a tributação.

No mesmo dia em que recebi o DAU de importação, respondi por e-mail para o despachante da fedex (com cópia para aduaneira.fedex@rangel.pt), onde expliquei a minha discordância sobre os valores apresentados, e ainda me dei ao trabalho de compilar uma tabela apresentando apenas os artigo provenientes do armazém de HongKong, a sua soma e os valores correctos que compõem a base de tributação. É de notar que o DAU que me foi enviado apresenta um valor total a pagar à colecta de 364.04eur, quando o valor correcto é de 157.09eur. Isto foi no dia 29/03/2017, e até hoje (04/04/2017) não obtive resposta.

No próprio dia que enviei o e-mail ao despachante, telefonei para o serviço de clientes (707 244 144) onde expliquei a situação e perguntei sobre o que fazer caso a encomenda chegasse com o DAU ainda por rectificar. Primeiro descansaram-me dizendo que DAU seria rectificado a tempo da entrega. Após a minha insistência, foi-me aconselhado a rejeitar a recepção da encomenda caso o DAU não estivesse emendado. Assim o fiz. No dia 31/03/2017 a encomenda chegou para entrega mediante o pagamento do valor indevido de 364.04eur. Expliquei o sucedido ao funcionário de entrega, e expliquei os motivos por que que aconselharam a recusar a entrega. Voltei a enviar novo e-mail ao despachante da Fedex a explicar que tinha acabado de rejeitar a recepção da encomenda, por esta apresentar a taxa alfandegária com a qual tinha discordado. Telefonei para o serviço de clientes e pedi para falar com o funcionário, mas não estava. Pediram-me o meu contacto para ser posteriormente contactado de volta pelo funcionário. Acedi, deixei o meu contacto, mas nunca fui contactado de volta.

No dia 03/04/2017, telefonei para o serviço de clientes e perguntei sobre o status da minha encomenda. Foi-me dito que consta no sistema que a recepção da encomenda foi rejeitada. Foi aberto um processo com o remetente para devolução, ou caso este processo falhe proceder à destruição da encomenda. Zero de outros detalhes, apenas isto consta do sistema.

Acho deplorável. Resolvi apresentar queixa.

em 2017-04-05 15:19 Exmos. Senhores,
Acusamos a recepção da Vossa reclamação, a qual mereceu a nossa melhor atenção.
Informamos que já procedemos á abertura do respectivo processo de averiguação interna.
Contamos brevemente voltar ao contacto com V.Exas de modo a prestar todos os esclarecimentos necessários ao encerramento da reclamação apresentada.
Melhores Cumprimentos,
Serviço de Apoio ao cliente
em 2017-04-11 14:29 Exmos Senhores,
Conforme já confirmado por telefone e email, iremos proceder à respectiva correcção.
Desde modo, procedemos ao encerramento da reclamação apresentada.
Melhores cumprimentos,
Serviço de Apoio ao Cliente