Internet Móvel e Fixa

MEO - Velocidades Download Fibra

No passado dia 9/3/17, a meu pedido, foi efectuada na minha habitaçãoa migração do serviço ADSL para Fibra.
Segundo a MEO a velocidade grantida seria de 200mbit/s de download e 100 mbit/s de upload. Eu próprio fiz testes à velocidade real, PC ligado à porta Gigabyte do router,box desligada, wifi sem uso, sabendo de antemão a limitação do hardware do computador (100/100mbits), tendo chegado à conclusão que a velocidade de download não chega sequer a 75mbit/s, sendo que o upload apresenta 95mbit/s.
Por WIFI as velocidades tanto de download como upload situam-se nos 45/50 mbits/s.
Contactei o apoio técnico 16209, foram feitos testes à linha, reset ao router, novos testes de velocidade e tudo na mesma. Agendaram a presença de um técnico na minha residência no dia 16/3.
No referido dia o técnico, que supostamente deveria perceber mais do que eu, apontou como problemas, quer a placa gráfica do PC (não sei o que tem a ver), quer malware (?) no PC, ou falta de capacidade do mesmo para lidar com downloads a 100 mbits/s, quando na realidade consegue fazer uploads a essa velicidade apenas o download não. De salientar que o router foi trocado por outro igual. Ficou tudo na mesma.
Não conformado com a situação, fui a casa de um vizinho, cuja instalação tinha sido feita uma semana antes, e reparo que o router não era igual. Ora, fiz o teste de velocidade com o meu computador na casa do vizinho, ligado por cabo à porta do router e as velocidades de download e upload atingiram os 95 mbits/s...portanto na casa do vizinho, já não tinha spyware no pc, nem a placa gráfica estava avariada, e o computador ganhou nova alma ao conseguir alcançar estas velocidades...isto só por ter saído de casa.
Mais, o router instalado na casa ao lado da minha uma semana antes da instalação do meu, permite WIFI dual band, o meu não. Ou seja, na minha casa, como o meu router, tenho 45/50 mbits de velocidade, na casa do vizinho com o meu telemóvel ligado à banda de 5.8ghz tenho 185/98 mbits/s de velocidade. Ora não me parece lógico, nem ético, a MEO "discriminar" entre o tipo de equipamento instalado nas casas dos clientes, sendo que um cliente fica com equipamento "mais capaz" do que o cliente da porta ao lado.
No mesmo dia 16/3, liguei de novo para o 16209, a exigir que me viessem trocar o router por um igual ao que o cliente da porta ao lado tem. Ficou agendado para hoje, dia 20/3 entre as 18H e as 20H. Ninguém apareceu.
Entretanto o Dept. Comercial entrou em contacto comigo por outros motivos, e referi esse "pormenor" de ninguém se ter deslocado para fazer a troca. O senhor do Dept. Comercial, muito educado, e a quem louvo pela paciência e correcção, verificou que a chamada tinha sido efectivamente feita no dia 16/3/2017 pelas 20:37, mas que não agendaram nada. A chamada É entretanto transferida para o apoio técnico.
No apoio técnico, hoje 20/3/2017, são feitos novos testes à "linha", ao router, é pedido o modelo do ONT, velocidades alcançadas de download, upload, ping etc...vem a mesma conversa da falta de capacidade do computador e que o equipamento é compatível com as velocidades, mais da mesma conversa, e a dar a impressão que o cliente é que tem a culpa ou que sofre de um qualquer problema de discernimento.
Novamente, a situação foi encaminhada para uma "equipa especializada", que me contactará hoje ainda ou amanhã a fim de fazer mais perguntas e ver o que se passa.
A isto ainda se junta o problema que já foi relatado à MEO várias vezes de tanto eu como a minha esposa que temos telefones com serviço MEO, não termos rede dísponivel em casa. Sobre isto já nem me chateio porque a MEO faz orelhas moucas, e o que não falta são alternativas no que diz respeito a comunicações móveis.
Posto isto,como a MEO saberá já sou cliente à muito tempo, nunca falhei um pagamento, nunca reclamei de nada, portanto não tolero que haja "discriminação" entre o equipamento instalado na minha casa e na casa de outro cliente, assim como não tolero não cumprirem com as marcações das deslocações técnicas, e muito menos tolero que se recusem a trocar o equipamento e a por o serviço a funcionar em condições.
Mais, cada vez que tenho que ligar para a linha de apoio ao cliente a tentar resolver a situação, vai crescendo o montante a pagar na factura.
No mínimo e como cortesia, deveria ser a MEO a suportar essas comunicações, dado que eu como cliente, já me sinto bastante lesado que pela perda de tempo em tantas chamadas, quer pela qualidade do serviço.