Acabou a fidelização obrigatória

As novas regras de fidelização são oficiais. A partir de hoje as operadoras de telecomunicações têm que oferecer contratos sem qualquer tipo de fidelização ou contratos com seis e 12 meses de fidelização .

Acabou a fidelização obrigatória

Tal como anunciado no dia 17 de junho acerca das novas regras de fidelização, a lei teria alguns efeitos imediatos a partir de julho mas só entraria em vigor passado 30 dias. Assim, a partir desta terça-feira, e segundo a Lei das Comunicações Electrónicas, as operadoras terão que disponibilizar ofertas com períodos de fidelização mais curtos e até mesmo pacotes de serviço sem fidelização.

Sabe-se que as operadoras já disponibilizaram este novo tipo de ofertas há um mês atrás, contudo alguns problemas premaneciam, tais como a inexistência de ofertas de fidelização de 6 meses ou ofertas pouco interessantes para o consumidor, no caso de períodos de fidelização de 12 meses. No entanto, tal irá mudar uma vez que passa a ser obrigação oferecer as alternativas aos 24 meses praticados anteriormente.

A ANACOM será a autoridade nacional destinada a controlar, a monitorizar e possivelmente a sancionar as empresas de telecomunicações que ajam em desacordo com a lei. Com o objectivo de reforçar a informação disponibilizada, e dado o benefício atribuído ao consumidor, criaram a iniciativa “Alertas ANACOM”. Alguns dos pontos importantes a mencionar são os seguintes:

  • Tem que existir maior transparência nos contratos caso contrário, e se a informação do período de fidelização não for transmitida devidamente por escrito, não pode ser cobrado nada pela rescisão antecipada do contrato.
  • No caso dos contratos feitos por telefone, a gravação da chamada tem que ser conservada pelo operador durante todo o prazo do contrato, e até que a última fatura seja cobrada.
  • Existem critérios e limites para os custos da rescisão antecipada, passando a ser proibidos entraves injustificados na mudança para outro operador.
  • A refidelização, até agora não regulamentada, passa a estar limitada a 24 meses caso as alterações contratuais impliquem novas condições promocionais ou equipamentos subsidiados e seja considerado vantajoso pelo consumidor que a autorizar.

Para mais informações acerca das novas regras pode consultar a ANACOM.


Fonte: Expresso
Pplware


Comentários(0)

Mais soluções.

Em cada email.Todas as semanas no teu email as notícias, dicas e alertas que te irão ajudar a encontrar mais soluções para o que necessitas.