Alargado prazo para mudar para o mercado livre de electricidade

Novo calendário dá aos consumidores mais três anos para fazer a transição.

Alargado prazo para mudar para o mercado livre de electricidade

Quem ainda não mudou para o mercado livre de electricidade, vai ter mais tempo para o fazer. “O prazo de extinção das tarifas transitórias para fornecimento de electricidade vai passar de 31 de dezembro de 2017 para o final de 2020”, refere o comunicado do Ministério da Economia, enviado ao Jornal Económico.

“Este novo calendário concede às famílias portuguesas, que ainda não mudaram para o mercado liberalizado, mais três anos para poderem escolher um comercializador que pratique um regime de preço livres”, acrescenta a nota.

Na notícia do Portal da Queixa acerca do que vai ficar mais caro em 2017, já era mencionado este facto para além de que as tarifas transitórias têm a variação mais baixa desde 2006, ano em que o aumento foi igualmente de 1,2%.

As tarifas transitórias são fixadas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos e praticadas pela EDP – Serviço Universal, uma empresa do grupo EDP que é o comercializador de último recurso eem Portugal continental e que está obrigada a oferecer estas tarifas. Em 2017, tinha já sido anunciado, as tarifas transitórias aumentaram 1,2%, um valor que fica “pela primeira vez, abaixo do valor previsto para a inflação”, frisa o comunicado do Ministério da Economia.

Para garantir uma escolha mais informada sobre as ofertas disponíveis no mercado, o Governo tem em marcha a criação de uma plataforma – a “Poupa energia”, que arranca ao longo deste ano para facilitar o processo de mudança de comercializador de electricidade e gás natural.

Segundo o Ministério da Economia, há ainda 1,3 milhões de consumidores no mercado regulado, num total de pouco mais de seis milhões de consumidores domésticos.

Fonte: Jornal Económico


Comentários(0)

Mais soluções.

Em cada email.Todas as semanas no teu email as notícias, dicas e alertas que te irão ajudar a encontrar mais soluções para o que necessitas.