Tenha atenção aos concursos no Facebook!

Recentemente tem circulado um esquema de burla através do facebook, para a adesão a concursos das marcas Pingo Doce, H&M e Pandora.

Tenha atenção aos concursos no Facebook!

A grande maioria dos utilizadores só se apercebe que caiu numa armadilha, quando começa a ter custos inesperados no saldo do telemóvel. Este método de burla está cada vez mais presente nas redes sociais e normalmente chega através da partilha de um amigo.

Os métodos de burla para enganar os mais desatentos são muito variados, desde a promessa de oferta de iPhones, óculos de sol a "preço da chuva” até aos famosos vales de desconto da Zara, estão na lista dos mais conhecidos, contudo nas últimas semanas têm surgido novos esquemas fraudulentos mantendo o mesmo “modus operandi”. Desta vez as marcas visadas são o Pingo Doce, Pandora e a H&M.

 

O Portal da Queixa recomenda, mesmo que a oferta seja muito tentadora, desconfie sempre e tenha em atenção aos seguintes pormenores:

- Uma marca nunca irá criar uma página autónoma só para lançar um concurso. Será de todo o interesse da marca, angariar utilizadores na própria página e nunca numa externa. Por isso, desconfie sempre quando a página não é da própria marca.

- Quando os concursos são lançados por marcas com dimensão global, por norma são publicitados também por outros canais de comunicação, nomeadamente na Tv, outdoors, revistas e jornais. Se apenas viu a campanha promocional ou o concurso no facebook, procure outros meios de difusão que possam comprovar a veracidade da oferta.

- Nunca partilhe com os seus amigos publicações que têm como contrapartida algo em troca. Este método é normalmente usado para usar a sua confiança num amigo, sem que coloque em causa a idoneidade da informação.

- Sempre que reencaminharem para um site externo, tenha o especial cuidado de verificar o domínio que a página apresenta. Caso não seja o domínio da marca (ex:www.ositedamarca.pt) saia sem fornecer qualquer dado pessoal ou de contacto.

- Nunca forneça o seu número de telemóvel ou de cartão de crédito como forma de se habilitar a um concurso. Se o fizer terá com certeza custos e despesas difíceis de as reaver.

Através destes esquemas os criminosos têm acesso a dados pessoais, que lhes permitirá desviar montantes das contas bancárias dos utilizadores e subscrever serviços de valor acrescentado nos contactos telefónicos.

 

As recomendações do Portal da Queixa para não cair nestas armadilhas são:

– Seja cauteloso. Desconfie sempre de promoções e concursos;

– Se vir uma promoção numa rede social e quiser participar, pergunte na página oficial da empresa ou marca no Facebook ou Twitter se a promoção é legítima;

– Preste atenção aos endereços dos sites para os quais a promoção o direciona;

– Muita atenção também aos e-mails. Verifique remetentes e erros de ortografia. Se contiverem um ficheiro anexo, pense bem antes de o abrir ou descarregar – é provável que seja vírus.

 

Fique a conhecer as alegadas páginas fraudulentas:

https://www.facebook.com/Pingo-Doce-Clube-625738607567343

https://www.facebook.com/Pandora-Presentes-956196301114022

https://www.facebook.com/HMPortugal-712972822137301/

http://opolifestyle.com/pandora-com/

http://ssxx.me/pingodoce-com/

 

 


Comentários(0)

Mais soluções.

Em cada email.Todas as semanas no teu email as notícias, dicas e alertas que te irão ajudar a encontrar mais soluções para o que necessitas.