ALERTA: Foi a um rastreio de AVC e tentaram convencê-lo a comprar um colchão

Vendas agressivas disfarçadas de rastreios de saúde gratuitos, acabam por se revelar uma armadilha no consumo, tendo como alvo a população mais idosa.

ALERTA: Foi a um rastreio de AVC e tentaram convencê-lo a comprar um colchão

O Portal da Queixa continua a receber reclamações de consumidores que, a propósito da realização de rastreios de saúde gratuitos, são alvo de práticas comerciais desleais e enganosas.

João Pedro Rodrigues, foi mais um dos consumidores que foi aliciado pelo telefone a participar num restreio de saúde gratuito.

A abordagem é sempre feita pelo telefone, sendo os consumidores convidados a deslocaram-se a determinado local para efetuarem exames clínicos gratuitos, onde normalmente são escolhidos locais que não levantam suspeita como, por exemplo, as instalações dos Bombeiros Voluntários ou coletividades

O público-alvo destas campanhas de rastreios são consumidores com mais de 50 anos, com queixas clínicas, a quem é prometida a resolução dos problemas de saúde ao adquirirem determinados produtos e/ou tratamentos de valor bastante elevado.

Testemunho:

" Recebi um telefonema de um numero telefónico 215903348 a informar que estavam a fazer um rastreio de AVC, que era para ser feito no Centro de Saúde, mas por motivos de espaço, o mesmo seria realizado no Quartel dos Bombeiros de Fajões. O mesmo seria destinado a pessoas com idade superior a 45 anos. Pediram dados pessoais nomeadamente do conjugue, idade, se estaria interessado em ir, etc.

Pensando que seria um rastreio normal, integrado em algum plano do serviço nacional de saúde, e efectuado por técnicos certificados para o efeito, acedi em participar. Marcaram para o dia seguinte, às 19h. No dia seguinte durante a tarde recebi um sms do numero 918948336, a confirmar a hora e a dar-me um numero de ordem.

Quando me desloquei ao local, encontrei cerca de meia dúzia de casais bastante idosos a aguardar pela sua vez. Fui recebido por uma senhora, que me indicou um banco para me sentar. Seguidamente veio outro individuo com uma ficha para preencher, em que perguntavam a idade, profissão, se tomava medicamentos para colesterol, diabetes, etc.

Pediram-me para aguardar até ser chamado. Entretanto apercebi-me que quem estava a fazer o suposto exame informava os respectivos examinados que demoraria cerca de uma hora para sair os resultados.
A minha vez e da minha esposa chegou por volta das 20h. Ou seja, estive quase uma hora à espera, ao frio.

Quanto entrei para o espaço do exame, estavam duas pessoas sentadas (um casal). Uma senhora conduzia a conversa e o senhor dava-nos um acessório cilíndrico para a mão, que tínhamos de segurar, e assim seria feito o diagnostico. A senhora ía fazendo perguntas, nomeadamente se tínhamos colesterol alto, e depois focou-se na coluna, perguntando se tinha problemas de coluna, etc.

O aparelho de diagnóstico era uma caixa metálica cor de alumínio (parecia uma mala das que se vendem nos chineses), ligada a um portátil. Ao fim de cerca de um minuto o exame estava feito. Pelo que nos disseram, analisava 11 parâmetros do nosso corpo. O senhor foi explicando que o aparelho era tecnologia da NASA, e que era muito utilizado nos centros de saúde em Espanha. Em Portugal não era utilizado porque o estado não tinha dinheiro ou não queria investir nesse equipamento.

Nesse ponto comecei a desconfiar!.... Perguntei então quem financiava o equipamento que estavam a usar e o senhor disse que eram eles, uma empresa de produtos farmacêuticos (não percebi o nome). Entretanto a minha esposa estava a dizer à senhora que sofria de fibromialgia, e esta respondeu que também tinham colchoes. Aí acabaram-se as dúvidas...

A senhora entretanto continuava com a conversa e disse-nos que os resultados demoravam hora e meia a estarem prontos!!!! Já não era uma hora, mas sim hora e meia!... Disse-lhe que não podíamos esperar tanto tempo e ela perguntou-nos se queríamos que enviassem por correio. Como naquela altura o que queríamos era ir embora, aquilo tinha sido uma autentica perda de tempo, disse que sim.

Por aqui que vê a seriedade da coisa. Eles nem sequer têm a minha morada, e nem quiseram saber.
Quando saí eram cerca de 20h30. Estava imenso frio. Tive pena das outras pessoas que ficaram a aguardar pelos supostos resultados mais uma hora.

Esta empresa (Gestmaster - Comércio de Produtos Ortopédicos e Para O Lar, Unipessoal Lda) deve ser denunciada às autoridades e serem sujeitas a coimas...."

Comentários(0)

Mais soluções.