ALERTA: Há um falso Banco Finantia a atuar em Portugal

O alerta foi dados pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), que referiu não ter autorização para prestar quaisquer serviços financeiros.

ALERTA: Há um falso Banco Finantia a atuar em Portugal

Banco Finantia não é o mesmo que Banco Privado Finantia. O aviso é deixado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários para dizer que o primeiro é um banco autorizado e que o segundo não tem qualquer autorização bancária nem pode vender quaisquer produtos financeiros.

"A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) alerta para o facto de a entidade Banco Privado Finantia, detentora do site (http://www.bpfinantia.com/ptg/index.php) não estar autorizada nem registada junto da CMVM para o exercício de qualquer actividade de intermediação financeira em Portugal, conforme o disposto nas alíneas a) e b) do n.º 1 do artigo 295.º do Código dos Valores Mobiliários", indica um aviso colocado no site da autoridade reguladora.

No seu site, o Banco Privado Finantia indica ser "o principal banco de poupança em Portugal e a terceira maior entidade financeira do país, com uma grande rede de mais de 5.500 escritórios, mais de 8.100 máquinas de multibanco automáticas, mais de 26.000 funcionários e mais de 10,5 milhões de clientes".

"Nós espera que você, como titular de uma conta offshore de residência ou não depositar pelo menos € 30 000 dentro de um mês da abertura da conta e manter esse equilíbrio enquanto você manter a conta", é uma dos produtos vendidos no site que a CMVM avisa não ter qualquer autorização para estas comercializações.

O Banco Privado Finantia não é banco pelo que não consta de qualquer ranking que pudesse retirar a conclusão sobre a classificação em relação a todo o sector bancário. "Para assegurar que uma determinada entidade que oferece serviços de investimento em instrumentos financeiros está autorizada a exercer actividade em Portugal deve consultar a lista de intermediários financeiros autorizados (através do link http://web3.cmvm.pt/sdi/ifs/app/pesquisa_nome.cfm?nome ) ou a lista de entidades habilitadas a prestar serviços financeiros em Portugal em regime de Livre Prestação de Serviços (LPS) (através do link http://web3.cmvm.pt/sdi/ifs/LPS/index.cfm )".

Segundo a CMVM, o Banco Privado Finantia está a praticar "intermediação financeira não autorizada".  
No comunicado em que dá conta deste facto, o regulador do mercado de capitais liderado por Carlos Tavares deixa claro que "esta entidade utiliza designação semelhante à do Banco Finantia (http://www.finantia.pt/homepage.aspx), intermediário financeiro registado na CMVM que não é objecto da presente comunicação nem, de qualquer forma, visada pela mesma".

O Banco Finantia, o banco autorizado, tem sede em Lisboa, tendo obtido um lucro consolidado de 27,6 milhões de euros no ano passado, estando centrado na área de banca privada. 

 

 

Fonte: Jornal de Negócios


Comentários(0)

Mais soluções.

Em cada email.Todas as semanas no teu email as notícias, dicas e alertas que te irão ajudar a encontrar mais soluções para o que necessitas.