Atenção aos falsos descontos na Black Friday de 2017!

As promessas de descontos “bombásticos” de Black Friday multiplicam-se, mas os consumidores devem estar atentos porque as pechinchas podem ser afinal verdadeiras intrujices.

Atenção aos falsos descontos na Black Friday de 2017!

Nesta sexta-feira, Portugal sente o fenómeno da americanização com os descontos da Black Friday. Um dia repleto de descontos e poupanças, com mais lojas e marcas a promover do que no ano anterior. Da moda à beleza, passando por brinquedos e tecnologia, tudo tem direito a descontos tipicos da campanha em causa, contudo muitas marcas optam por aumentar o valor dos artigos por forma a que o deconto seja grande, mas a poupança final para o consumidor não.

Se quiser aproveitar para começar a fazer algumas compras antecipadas, ou apenas aproveitar ou descontos, o Portal da Queixa deixa as melhores dicas:

Pesquise antes de comprar: Faça uma pesquisa por alguns sites que vendam o mesmo produto sem a campanha da Black Friday para verificar o real preço dos produtos que procura

Procure no Portal da Queixa: Faça uma pesquisa no nosso site para perceber se a loja onde pretende efectuar compras tem reclamações de outros consumidores ou reclamações que pelo seu conteúdo demonstram suspeitas de uma possível burla. As reclamações apresentadas no Portal da Queixa são de consumidores que já tiveram anteriormente uma experiência com a marca, por isso, é uma ajuda para todos os consumidores na hora de decidir!

Procure os descontos na nossa plataforma desenvolvida para a Black Friday www.blackfriday2017.pt

Prepare uma lista de compras: Faça uma lista, por preferência, dos artigos que pretende comprar antecipadamente. Verifique as características de cada produto para ponderar no dia Black Friday se é um artigo que realmente é importante para si adquirir, e verdadeiramente necessário.

Não assuma à partida que o desconto compensa: Pesquise pelo preço inicial do artigo dias antes para tentar perceber no dia se realmente o desconto é aliciante. Muitas vezes as lojas e revendedores pretendem escoar stock de certos artigos porque vão entrar um produto novo no mercado ou apenas pretendem aumentar as vendas. Nem sempre, as características que um produto apresenta, compensa a sua compra. Veja novamente na sua lista de compras, e pense se realmente precisa do artigo.

Leia as políticas de devolução: Se comprar numa loja online, procure, e leia com atenção os procedimentos de compra, prazos de entrega e as políticas de troca ou devolução. Tenha em atenção que existem lojas que facilitam a troca, devolução e têm portes gratuitos de envio. Este ponto pode ser importante caso compre algo que não tem a certeza do número, como uma peça de vestuário. Também é importante pensar que pode comprar algo por impulso e pode vir a arrepender-se.

Segurança na compra: É importante que veja se a loja onde irá efectuar compras online é de fiar (pesquise!). É extremamente importante a segurança nas compras online, porque terá que fornecer os seus dados de pagamento, como os dados do cartão de crédito. Para uma compra mais segura pode optar por comprar através de uma conta Paypal,  ou através de cartões de crédito temporários, como o MB NET.

Tenha atenção às lojas fictícias: Muitos sites são criados apenas para este dia Black Friday. Sim! Existem lojas online que apenas são criadas para publicitar artigos que na realidade não têm, e os consumidores por desconhecimento acabam por pagar e nunca receber o artigo, nem o dinheiro de volta. Tenha atenção que também pode ser vítima de phishing (roubo de dados do cartão de crédito) se utilizar um site que não conhece!

Tenha atenção a possíveis burlões: Quando o desconto é demasiado num artigo, desconfie! Se encontrar um artigo num site com um desconto muito abaixo do mercado, desconfie da veracidade do mesmo! Os burlões estão sempre à espera de oportunidades para enganar, e podem aproveitar este dia para tentar atrair possíveis consumidores menos experientes ou desatentos aos sinais de perigo.

Boas compras seguras a todos os consumidores! :)


Comentários(0)

Mais soluções.

Em cada email.Todas as semanas no teu email as notícias, dicas e alertas que te irão ajudar a encontrar mais soluções para o que necessitas.