Clicou numa publicidade e passou a subscrever serviços não solicitados por SMS? Não é caso único!

Basta um clique para que receba uma mensagem no seu telemóvel, com a indicação que subscreveu um serviço que não queria.

Clicou numa publicidade e passou a subscrever serviços não solicitados por SMS? Não é caso único!

Têm chegado ao Portal da Queixa milhares de reclamações de internautas que subscreveram a serviços que não requereram. Em muitos casos o subscritor não entende como tal aconteceu. Apenas sabe da existência da subscrição por meio de mensagem enviada para o seu telemóvel ou quando vê a fatura da operadora relativa ao mês anterior.

 

Como ocorrem as subscrições?

Segundo o relato encontrado em algumas das reclamações, tal acontece após o internauta clicar em anúncios presentes nas páginas web. Na grande maioria, ocorrem em redes sociais tal como o Facebook mas existe a possibilidade de ocorrer noutros websites bastantes utilizados, tal como o Youtube.

Tal aconteceu a Pedro Ferreira que indica o seguinte na sua reclamação:

 

Ex.mos Sr.s, quando estava no youtube e o meu filho de um ano clicou numa banner, recebi uma sms a comunicar que tinha aderido ao serviço Gamifive Mobapps com o custo de 3,99€/mês.

 

Gabriel Ferreira, um outro caso de subscrição não desejada, teve o seu caso resolvido tal como indicado na reclamação. Este transmitiu um conselho que lhe fora dado para que outros utilizadores saibam:

 

Deixo aqui a conselho que a operadora me deu:
O número de telemóvel não deve estar associado à conta do Facebook, pois assim a situação pela qual passei não teria ocorrido.

 

Quais as entidades que pertencem a estas subscrições?

Pelo que foi apurado até à data, após análise das insatisfações participadas no Portal da Queixa, existem pelo menos 5 entidades envolvidas. Estas são:

 

Qual a resposta destas entidades?

As entidades afirmam que as subscrições são feitas de forma voluntária, e explicam de que forma ocorre tal subscrição, apesar dos subscritores afirmarem que não vêem qualquer opção de confirmação de subscrição. Um exemplo é a Mobile Apps que responde o seguinte:

 

A subscrição é efectuada após completar os seguintes passos:
1 – clicar em alguma das nossas publicidades/banners que aparecem na internet do telemóvel ou em Aplicações/Jogos que tenha no seu telemóvel, o que irá redireccioná-lo para a página da campanha.
2 – uma vez na página da campanha, encontrará todas as condições do serviço, nomeadamente: “Subscreve e tem acesso a todos os jogos no teu smartphone. Confirmar subscrição: Subscrever. Serviço com um valor de 3,99€/semana descontado na sua factura ou saldo (renovado automaticamente) + INFO em www.mobile-apps.pt 707302051 Termos e Condições”, ao clicar no botão “SUBSCREVER” está a aceitar as condições e a subscrever o serviço e finaliza o processo de subscrição do mesmo. De seguida recebe uma sms a informar que subscreveu o serviço.
3 – será de imediato redireccionado para a página principal da aplicação: GamiFive.
Desta forma informamos que no dia 30/07/2017 registámos a activação voluntária do serviço anteriormente referido, sendo que o serviço já se encontra desactivado

 

O que fazer se tal já lhe ocorreu?

Em primeiro lugar, contacte a sua operadora ou vá a um dos seus balcões alertar para o sucedido, para pedir esclarecimentos quanto ao que pode ser feito para cancelar o serviço ou até evitar que tal aconteça novamente.

De seguida, tente contactar a entidade pertencente aos serviços subscritos para pedido de cancelamento. Sugerimos que realize a sua reclamação no Portal da Queixa, pois existem muitos casos em que as entidades respondem e cancelam o seu serviço (faculte o seu número de telemóvel na caixa "Confidencial")


Comentários(0)

Mais soluções.

Em cada email.Todas as semanas no teu email as notícias, dicas e alertas que te irão ajudar a encontrar mais soluções para o que necessitas.