Compras Online: Prevenir é o melhor remédio

Todos os dias, as lojas online oferecem descontos apetecíveis, contudo poderão representar um risco se não se acautelar. Descubra a melhor forma de identificar os as lojas mais fiáveis.

Compras Online: Prevenir é o melhor remédio

O Portal da Queixa recebe mais de 7.000 reclamações / mês sendo que, todos os dias, um dos principais motivos de insatisfação apresentados pelos consumidores, diz respeito a compras realizadas em lojas online.

Assim, para que possa ter maior segurança na hora de comrpar online, damos a conhecer algumas dicas que o podem ajudar na hora de decidir onde fazer as suas compras online:

 

1. Avalie se o site está devidamente identificado

Antes de efetuar uma compra online, procure informar-se adequadamente, acerca da empresa que está a vender o produto. Se o site não disponibilizar uma morada ou um número de telefone fixo para onde possa ligar, bem como informações sobre a sua política de privacidade e de segurança, desconfie da sua idoneidade. Se estiver apenas disponível um apartado ou um email, não considere esse site, já que arrisca-se a ser alvo de uma fraude.

 

2. Pesquise informação sobre a loja online

O Portal da Queixa é o local ideal para este propósito, dado que uma forma de comprovar a idoneidade de um site onde nunca fez compras, é através da partilha de experiências por parte de outros consumidores. Pesquise pelo nome da empresa e poderá encontrar depoimentos de pessoas que possam ter razões de queixa face ao serviço prestado, bem como alguns pormenores sobre a forma como se processam as compras através da plataforma em causa.

 

3. Verifique a segurança do site

Antes de avançar com uma compra certifique-se de que a plataforma que vai utilizar, oferece garantias de segurança. As páginas consideradas seguras têm o símbolo de um cadeado, e o URL tem a indicação https:// em vez de http://. Trata-se de um certificado de segurança que garante que os dados enviados pelo seu computador até ao servidor da entidade são encriptados (codificados), o que dificulta utilizações fraudulentas da informação trocada. Contudo, tenha presente que não há nenhuma forma de garantir segurança absoluta.

 

4. Compare preços antes de comprar

À semelhança das lojas físicas, o preço de um determinado bem pode diferir consoante a plataforma que está a utilizar. Os sites comparadores de preços são uma ferramenta que se pode tornar valiosa nessa comparação, tal como os próprios motores de pesquisas, que poderão fornecer informações de preços noutras plataformas online.

 

5. Atenção aos encargos adicionais

Verifique se há despesas adicionais, como taxas ou custos de envio, assim como os prazos de entrega ou de execução dos serviços adquiridos, de forma a evitar surpresas desagradáveis na hora de efetuar o pagamento. Por exemplo, numa compra efetuada dentro da União Europeia não paga direitos alfandegários, mas o mesmo já não deverá acontecer quando se tratarem de aquisições realizadas noutros países como os EUA ou o China.

 

6. Métodos de pagamento

Depois de selecionar os produtos que pretende adquirir, segue-se o pagamento. Certifique-se que o site lhe pede apenas as informações necessárias para concluir a compra. O cartão de crédito e transferência bancária são dois dos métodos de pagamento habituais, mas se puder evite.

Descubra outras formas para realizar os pagamentos das compras através da internet:

  • Contra-entega/envio à cobrança: só paga depois de receber a encomenda, mas tem custos acrescidos e nem todas as empresas disponibilizam este método;
  • MBWay: alternativa a quem não pretende ter um cartão de crédito sendo um método bastante seguro;
  • Paypal: outro sistema de pagamento electrónico igualmente seguro;
  • Paysafecard: sistema dirigido aos mais jovens que funciona como o Paypal e o MBWay, mas tem limite de saldo de 100€.

Alertamos para o facto de que se utilizadr qualquer sistema de pagamento electrónico demasiadas vezes num site, poderá ver a sua conta bloqueada como forma de segurança, pois poderá ser fraude.

Por fim, esteja sempre atento ao extrato do seu banco para conferir se os valores debitados correspondem aos das compras efetuadas.

Nunca se esqueça. pesquise sempre antes de comprar!


Comentários(0)

Mais soluções.

Em cada email.Todas as semanas no teu email as notícias, dicas e alertas que te irão ajudar a encontrar mais soluções para o que necessitas.