Consumidores “frontalmente contra” tarifa única nos táxis no aeroporto

A ANTRAL propõe uma tarifa única de 20 euros, no mínimo, por um percurso de até 14,8 quilómetros desde o aeroporto de Lisboa.

Consumidores “frontalmente contra” tarifa única nos táxis no aeroporto

A Associação de Consumidores de Portugal (ACOP) manifestou-se esta terça-feira “frontalmente contra” a tarifa única proposta para os táxis estacionados nos aeroportos, considerando que o aumento designado “é brutal”.

A proposta de uma tarifa única de 20 euros tem estado a ser negociada com a ANA – Aeroportos de Portugal, o Instituto de Mobilidade e dos Transportes (IMTT) e a Câmara de Lisboa, sendo que a empresa gestora do aeroporto ganhará um euro por cada serviço de táxi efetuado, sendo esse valor canalizado para a taxa turística que a empresa acordou pagar à autarquia, revela o Diário de Notícias.

Na segunda-feira, o secretário de Estado dos Transportes considerou aceitável esta proposta de criação de uma tarifa única para os táxis no aeroporto, salientando que a medida, como modelo, “não parece mal para evitar algumas situações que potencialmente acontecem e que os turistas vão reportando nas chegadas e partidas do aeroporto”.

“Ainda me parece melhor se resultar de um acordo alargado”, disse Sérgio Monteiro, apesar de frisar que essa não é matéria do seu pelouro, mas sim da responsabilidade da Direção-Geral das Atividades Económicas.

Questionada pela Lusa, fonte da Câmara Municipal de Lisboa disse não existir “nenhum acordo concluído, em particular no que respeita a qualquer tarifa a aplicar (que aliás não compete à Câmara Municipal de Lisboa fixar), acrescentando que o diálogo prosseguirá.

Também questionada pela Lusa, a ANA – Aeroportos de Portugal escusou-se a adiantar pormenores sobre o acordo por este ainda não estar concluído, mas avançou que o processo de taxa turística criada pela autarquia lisboeta “não tem nada a ver” com as novas tarifas únicas dos táxis.

O projeto prevê ainda que a gestora dos aeroportos portugueses receba um euro por cada serviço realizado a partir da Portela, taxa contestada na semana passada pelo Ministério da Economia. "Não é favorável à criação desta taxa", segundo o comunicado do gabinete de António Pires de Lima.

A capital portuguesa pretende acompanhar o caminho já seguido por outras capitais do sul da Europa. Em Espanha, existem duas tarifas para as deslocações de e para o Aeroporto Adolfo Suárez. 20 euros para os trajetos até 10 quilómetros e 30 euros para as viagens até à principal estrada da capital espanhola (M10), a cerca de 22 quilómetros do principal aeroporto do país.

 

10 minutos de estacionamento

Além da nova tarifa de táxi em Lisboa, os utilizadores dos aeroportos nacionais deverão conhecer mais alterações nos próximos meses. A ANA pretende condicionar o acesso dos automobilistas às zonas de acesso aos terminais através da introdução de cancelas. A empresa prevê o estacionamento gratuito durante 10 minutos nestes locais, segundo o portal Observador.

A medida deverá ser introduzida no aeroporto de Faro no arranque do verão e no Porto no último trimestre de 2015. O aeroporto da Portela deverá conhecer estas medidas no início de 2016. 



Fontes:

Jornal Observador

Dinheiro Vivo

 


Comentários(0)

Mais soluções.

Em cada email.Todas as semanas no teu email as notícias, dicas e alertas que te irão ajudar a encontrar mais soluções para o que necessitas.