Dezenas de clientes reclamaram da Orbest por cancelamento de voo para Cancun

O cancelamento de um voo, principalmente quando o motivo é lazer ou trabalho, pode acarretar diversos transtornos. Conheça o caso que aocnteceu este fim-de-semana com utilizadores do Portal da Queixa.

Dezenas de clientes reclamaram da Orbest por cancelamento de voo para Cancun

 

O Portal da Queixa recebeu no dia 20 mais de 10 reclamações dirigidas à Orbest relativos ao cancelamento do voo com destino Cancun. Para além da inexistência de aviso prévio, há quem ainda reclame da falta de resolução dos problemas inerentes, tal como alojamento e refeições.

Carina, uma das lesadas indica na sua reclamação:

 

...após estarmos tantas horas na fila sem comer fomos informados que só tínhamos refeição às noite, 19.30/20h isto nao se admite somos lesados nas férias, estamos horas p ir o hotel nem refeiçao nos servem temos pagar do nosso bolso isso nao se admite. Se o voo estava cancelado deveriam ter acelerado as coisas e providenciado refeiçao p nós passageiros nao importa a hora mas tinhamos direito a ter tudo. Solicito reembolso quer pelos danos que nos está a causar em termos pago um dia k nao vamos usufruir c tds as despesas c alimentação que tivemos d ter p termos chegado fora da hora de almoço..... nao se admite

 

O que fazer em caso de cancelamento de voo?

Em primeiro lugar, um consumidor deve saber quais são os seus direitos e estar atento a quaisquer informações que possam vir a ser relevantes para o seu pedido de reembolso, se possível, ou até reclamação.

Existem diferenças consoante o ponto de partida e de chegada do voo:

  • Cancelamentos de voos na UE
  • Cancelamentos de voos nos EUA
  • Cancelamento de voos internacionais

 

Cancelamentos de voos na UE

Se o seu voo partir e chegar a um aeroporto da União Europeia, eis o que fazer se este for inesperadamente cancelado:

  1. Guardar o cartão de embarque e quaisquer outros documentos de viagem: pode ser usado qualquer documento com um número de referência da reserva. Este é atribuído à reserva do seu voo pela companhia aérea. Trata-se de um código de seis dígitos, o qual pode incluir letras e números.
  2. Perguntar por que razão o voo foi cancelado: se lhe disserem que é devido a “circunstâncias operacionais” ou “falhas de segurança de voo,” peça mais detalhes. Esta informação é importante, caso queira apresentar uma queixa.
  3. Solicitar um voo alternativo para o destino: ou até solicitar um reembolso do bilhete e um voo de regresso ao ponto de partida original, se necessário.
  4. Tomar nota da hora de chegada ao destino final: não é quando as rodas tocam a pista, mas sim quando o avião está efetivamente estacionado e as portas são abertas. Se for um voo com uma rota diferente, a compensação é baseada no atraso geral em comparação com o itinerário original.
  5. Pedir à companhia aérea que pague as refeições e as bebidas: se a espera no aeroporto for mais tempo do que o planeado, é esperado que a companhia aérea providencie comida e bebida para manter o cliente confortável. Não é apenas boa hospitalidade. Em alguns casos, isto é uma exigência.
  6. Não assinar nada, nem aceitar quaisquer ofertas que possam renunciar os direitos: isto inclui coisas como futuros vouchers de viagens ou outros brindes. Podem parecer aliciantes, mas ao aceitar pode-se estar a renunciar ao direito de obter uma compensação suplementar.
  7. Pedir à companhia aérea que forneça um quarto de hotel: se se ficar em terra durante a noite enquanto se espera por um voo alternativo para o destino, a companhia aérea deve cobrir quaisquer custos razoáveis para alojamento, bem como transporte de e para o aeroporto, se necessário.
  8. Guardar os recibos se existirem despesas extras: para voos internacionais, mesmo dentro da UE, é capaz de se receber um reembolso das despesas adicionais que resultaram da interrupção do seu voo. Esses documentos serão úteis para receber uma compensação.

 

Cancelamentos de voos nos EUA

Os viajantes de voos domésticos nos Estados Unidos não têm muitos direitos quando se trata de cancelamentos, mas aqui estão algumas dicas a seguir:

  1. Guardar o cartão de embarque e quaisquer outros documentos de viagem: pode ser usado qualquer documento com um número de referência da reserva. Este é atribuído à reserva do seu voo pela companhia aérea. Trata-se de um código de seis dígitos, o qual pode incluir letras e números.
  2. Solicitar um voo alternativo para o seu destino: por vezes existam soluções mais rápidas e que causam menos transtorno.
  3. Negociar com a companhia aérea para obter uma compensação pelo transtorno causado
  4. Mesmo que não sejam obrigados a fornecer nada, não custa nada perguntar: regatear um pouco, pode ser capaz de dar resultado para atenuar os problemas, especialmente se for um passageiro frequente ou cliente preferencial.

 

Cancelamento de Voos internacionais

Os passageiros em voos internacionais podem solicitar um reembolso de despesas devido a cancelamentos de voos, se seguirem estes passos simples:

  1. Guardar o cartão de embarque: pode até ser qualquer documento com um número de referência da reserva. Este é atribuído à reserva do seu voo pela companhia aérea. Trata-se de um código de seis dígitos, o qual pode incluir letras e números.
  2. Saiba a razão pela qual o voo foi cancelado: se lhe disserem que é devido a “circunstâncias operacionais” ou “falhas de segurança de voo,” peça mais detalhes. Esta informação é importante, caso queira apresentar uma queixa.
  3. Solicitar um voo alternativo para o destino: por vezes existam soluções mais rápidas e que causam menos transtorno.
  4. Guardar os recibos de gastos extra: é possível ser-se reembolsado de todas as despesas que resultarem da interrupção do voo se for apresentada uma reclamação junto da companhia aérea. Toda essa papelada irá ajudar a obter uma compensação.

Existe a possibilidade de reembolso de todas as despesas que resultarem da interrupção do voo se for apresentada uma reclamação junto da companhia aérea ou junto de empresas como a AirHelp.


Comentários(0)

Mais soluções.

Em cada email.Todas as semanas no teu email as notícias, dicas e alertas que te irão ajudar a encontrar mais soluções para o que necessitas.