Digilow empresa online de compras burlou dezenas de pessoas

Várias dezenas de pessoas queixam-se de terem feito compras e de terem ficado sem produto e sem dinheiro.

Digilow empresa online de compras burlou dezenas de pessoas

 

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) está a investigar a empresa de comércio online Digilow, pela suspeita do crime de burla, e alerta todos os consumidores para os cuidados a ter nas compras feitas pela internet.

Várias dezenas de pessoas queixam-se de terem feito compras na Digilow ou outras empresas do grupo, como a GrandeM@rca ou a Eletropt, e de não terem nunca recebido o produto comprado nem terem conseguido a devolução do dinheiro.

«Nesse âmbito, estão a ser desenvolvidas por esta autoridade as diligências consideradas necessárias e adequadas à averiguação/investigação das situações descritas, com possibilidade das práticas desenvolvidas configurarem crime de burla», adianta a ASAE.

A Digilow, diz o seu site, "é uma empresa de comércio online com preços low-cost" que não tem "qualquer tipo de atendimento pessoal". Várias dezenas de pessoas queixam-se de terem feito compras neste site ou noutras empresas do grupo, como a GrandeM@rca ou a Eletropt, e de não terem nunca recebido o produto comprado nem terem conseguido a devolução do dinheiro.

A Digilow, lança as culpas para o site de comparação de preços KuantoKusta. Por escrito, o sócio-gerente da Digilow começou por dizer à Lusa que muitas das reclamações que existem na Internet são falsas ou já estão resolvidas há largos meses. João Saraiva sublinha que a empresa tem três anos de atividade, "entregou sempre todas as encomendas ou reembolsou todos os clientes" e que as queixas que começaram a surgir desde há alguns meses têm como responsabilidade o site comparador de preços.

Contactados os responsáveis pelo site KuantoKusta, a resposta escrita é a de que a empresa "nada tem a ver com a situação de incumprimento em que a Digilow se encontra perante os seus clientes". "A tentativa de imputar qualquer responsabilidade à nossa empresa é totalmente infundada e falsa, motivo pelo qual já nos encontramos a diligenciar no sentido de apresentar a competente queixa-crime contra a Digilow", indicou um responsável deste site de comparação de preços.

Paulo Pimenta esclarece que o KuantoKusta alertou a Digilow depois de ter recebido "inúmeras queixas" de consumidores e que solicitaram o cumprimento dos seus compromissos "sob pena de não poderem continuar a utilizar o site". "As queixas continuaram a surgir diariamente e os avisos à Digilow continuaram a ser feitos, até ao momento em que fomos obrigados a agir: assim que a Digilow ficou sem saldo na sua conta corrente, foi comunicado à mesma que o KuantoKusta não iria mais promover os seus produtos", adianta.

No Portal da Queixa, que se define como "a maior rede social de consumidores", há quatro páginas de queixas, num total de 80 reclamações contra a Digilow ou empresas associadas.

Por outro lado a ASAE, esclarece que o consumidor tem o direito de se arrepender da compra que fez e tem 14 dias para dar conhecimento ao fornecedor através de carta registada com aviso de receção, «sem ter de pagar qualquer indemnização ao fornecedor ou indicar o motivo por que o fez».

A ASAE adianta que o fornecedor «está obrigado a cumprir com a encomenda, no limite, após 30 dias contados a partir do dia seguinte em que o consumidor lhe transmitiu o pedido».

Em caso de incumprimento do contrato, por indisponibilidade do bem ou serviço encomendado, o consumidor deve ser informado desse facto e tem direito a ser reembolsado dos valores pagos, no prazo máximo de 30 dias.

«Passados esses 30 dias, sem que o consumidor tenha sido reembolsado, o fornecedor fica obrigado a devolver em dobro, no prazo de 15 dias úteis, a quantia paga pelo consumidor», esclarece a ASAE.

 

Fontes:

http://www.publico.pt/sociedade/noticia/asae-investiga-possivel-burla-em-site-de-comercio-online-1624235

http://www.noticiasaominuto.com/tech/176311/empresa-online-de-compras-burlou-dezenas-de-pessoas


Comentários(0)

Mais soluções.

Em cada email.Todas as semanas no teu email as notícias, dicas e alertas que te irão ajudar a encontrar mais soluções para o que necessitas.