Doentes e familiares queixam-se da falta de condições

Os motivos para a apresentação de uma queixa à ERS são a sujidade e alegada existência de baratas nas instalações

Doentes e familiares queixam-se da falta de condições

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) recebeu duas reclamações contra a clínica de diálise NephroCare, em Venda Nova, Amadora. Apesar das queixas, aquele estabelecimento de saúde nunca foi fiscalizado pela Reguladora. Ao Correio da Manhã, a ERS afirmou que uma das duas queixas foi recebida no dia 1 de julho deste ano e é referente aos "cuidados de saúde prestados a um doente". Acrescenta não haver ainda conclusões sobre o caso, dado "ainda estar em análise".

A segunda queixa apresentada, salienta a ERS, foi arquivada e era relativa às "instalações e ao pessoal administrativo e auxiliar". O meio de comunicação social ouviu queixas de doentes e familiares que pediram para não serem identificados para "não sofrerem represálias" por estes ainda fazerem tratamento naquela unidade. Segundo as fontes, "há baratas a passear no interior da clínica e humidade que pinga no chão". Referem ainda que os profissionais que trabalham na unidade dão aos doentes "cobertores húmidos, que não são limpos, e lençóis sujos de sangue".

A assessoria da Fresenius Medical Care Portugal afirmou que nas suas unidades são "cumpridos os mais elevados padrões de qualidade no tratamento do doente renal crónico". Acrescenta terem implementadas "as melhores práticas para garantir os procedimentos de segurança, qualidade, higiene e controlo de infeção".

Fonte: Correio da Manhã


Comentários(0)

Mais soluções.

Em cada email.Todas as semanas no teu email as notícias, dicas e alertas que te irão ajudar a encontrar mais soluções para o que necessitas.