Gás natural vai ficar mais barato. Descida é de 18,5%

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) propõe que a descida das tarifas de gás natural seja efectuada em duas fases: uma a partir de 1 de maio, e outra a partir de 1 de julho.

Gás natural vai ficar mais barato. Descida é de 18,5%

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) propõe que as tarifas transitórias do gás natural desçam 18,5% para os clientes domésticos. As descidas irão fazer-se em duas fases: uma a partir de 1 de maio de 6,1%, e outra a partir de 1 de julho de 13,3%.
Estão abrangidos por estas descidas os consumidores residenciais com um consumo de baixa pressão até 10.000 metros cúbicos/ano.

É a segunda vez consecutiva que se verifica uma descida dos preços do gás natural para os clientes domésticos.

Já as tarifas para as pequenas empresas deverão baixar 21,1%, fazendo-se em duas fazes: uma a partir de 1 de maio de 7,5% e a partir de 1 de julho de 14,6%. Estão abrangidos por estas descidas as pequenas empresas com um consumo de baixa pressão acima de 10.000 metros cúbicos/ano.

As tarifas para as médias e grandes empresas deverão baixar 28,4%, sendo efectuada em duas fases: uma a partir de 1 de maio de 10,2% e a partir de 1 de julho de 20,2%. Estão abrangidos por estas descidas as médias e grandes empresas com um consumo de média pressão.

As tarifas para os clientes em alta pressão, na rede de transporte deverão descer 13,7%.

A tarifa social, que abrange as famílias economicamente vulneráveis, que vigora entre julho de 2016 e junho de 2017, agregará dois descontos anteriormente atribuídos de forma separada (ASECE e tarifa social). Esse desconto poderá ser de 31,2%, face às tarifas transitórias.

As variações tarifárias apresentadas beneficiam da conjugação de um conjunto de factores entre os quais a diminuição do preço do petróleo, a estabilização da procura de gás natural, a redução do nível de investimento e o controlo de custos com os acessos às infraestruturas reguladas.

Segundo os dados do regulador do setor energético, um milhão de consumidores de gás natural está no mercado liberalizado e cerca de 400 mil consumidores permanecem no mercado regulado, sendo abrangidos pelas tarifas transitórias agora propostas.

A proposta da ERSE para a descida, de 13.3%, de 1 de julho, será levada a Conselho Tarifário que tomará a decisão final até 15 de junho.
A descida de 6,1% que entra em vigor já daqui a 15 dias, a 1 de maio, não precisa de ser aprovada porque te a ver com a cotação do petróleo e é uma decisão já tomada pela ERSE. O Conselho Tarifário não deverá opor-se a esta descida.

 

Fonte: Económico
Jornal de Notícias


Comentários(0)

Mais soluções.

Em cada email.Todas as semanas no teu email as notícias, dicas e alertas que te irão ajudar a encontrar mais soluções para o que necessitas.