Negócios fraudulentos: representaram 20% das reclamações na categoria Comércio Eletrónico em 2016

Os negócios realizados online com particulares, através das plataformas de classificados online ou por páginas de facebook, resultam muitas vezes em fraude ou burla.

Negócios fraudulentos: representaram 20% das reclamações na categoria Comércio Eletrónico em 2016

Em 2016, o Portal da Queixa registou mais de 1.804 reclamações no setor internet, site e negócios.

Em cerca de 20% dos casos, os consumidores utilizaram o termo "burla" para identificarem os negócios fraudulentos com que se depararam.

 

Negócios em classificados online

O OLX é uma das plataformas de classificados online mais usada pelos consumidores, e no qual se pode optar por comprar a particulares ou a profissionais. O Portal da Queixa recebeu no ano passado, cerca de 270 reclamações dirigidas a esta entidade, e na sua maioria referentes a situações de fraude ou burla.

Muitas das reclamações realizadas servem para alertar os restantes consumidores da fraude cometida e para não cair no mesmo. Outros buscam o apoio para como solucionar este problema junto da entidade OLX e de outros consumidores que possam ter passado pelo mesmo.

O consumo de equipamentos electrónicos tem vindo a aumentar, o que resulta na sua maior procura a preços apetecíveis. Por isso, a maioria das compras realizadas pelo site foram relativas a equipamentos electrónicos como telemóveis, tables e consolas.

Em muitos dos casos, o comprador paga e nada é enviado mas existem "vendedores" que criam uma diversão. Infelizmente, tal aconteceu a Inês Gomes que efectuou o pagamento e aguardou pela encomenda, que recebeu mas com uma pedra no lugar do telemóvel.

Existem igualmente tentativas por parte de compradores estrangeiros em ludibriar o vendedor a enviar a encomenda antes do dinheiro dar entrada na conta. Tiago Malheiro, por exemplo, conseguiu cancelar a tempo a saida do equipamento de Portugal, dado que verificou que a morada não batia certo. Partilhou a sua história pois espera que "ninguém caia no conto da Nigéria".

 

Negócios através de páginas no facebook

A Sonhos do Lar é uma página no facebook criada para venda de produtos para o lar, como móveis, camas, colchões, etc. Contou com mais de 60 reclamações no Portal da Queixa, o ano passado, todas referentes ao pagamento de encomendas que nunca foram entregues.

Em qualquer reclamação que foi apresentada o procedimento foi o mesmo: o consumidor, após efetuar a transferência, nunca chega a receber o seu pedido. A certa altura Shirlayne Spangenberg considerou a situação como resolvida, uma vez que a entidade iria resolver o assunto, contudo depois de novo contacto a situação continuava no mesmo ponto.

 

Assim, o Portal da Queixa aconselha a pesquisar antes de comprar para evitar cair em negócios fraudulentos como os descritos acima.


Comentários(0)

Mais soluções.

Em cada email.Todas as semanas no teu email as notícias, dicas e alertas que te irão ajudar a encontrar mais soluções para o que necessitas.