Nova nota de 5 euros, foi apresentada hoje.

O governador do Banco de Portugal presidiu, esta segunda-feira, em Lisboa, a uma sessão de apresentação da nova nota de cinco euros, a primeira da nova série a entrar em circulação, nos países da zona euro.

Nova nota de 5 euros, foi apresentada hoje.

 

Durante a sessão presidida por Carlos Costa será ainda inaugurada uma  exposição alusiva à nova nota, patente na antiga Igreja de São Julião até  ao dia 10 de maio, entre as 10:00 e as 17:00. 

 

Divulgada em janeiro passado pelo presidente do Banco Central Europeu  (BCE), Mário Draghi, a nova nota de cinco euros é a primeira da nova série  "Europa" a entrar em circulação. 

 

Segundo o BdP, as restantes notas -- com as mesmas denominações que  a primeira série (cinco, 10, 20, 50, 100, 200 e 500 euros) - irão sendo  lançadas "ao longo dos próximos anos" e por ordem crescente de valor, ou  seja, à de cinco seguir-se-á a nota de 10 euros por aí em diante. 

 

Durante algum tempo, as notas da segunda série vão circular a par das  notas da primeira série, que serão retiradas de circulação gradualmente.

 

Esta segunda geração de notas de euro tem um reforço das medidas de  segurança, incorporando novos e melhorados elementos, graças aos avanços  tecnológicos que se deram desde a entrada em circulação da primeira série,  há mais de 10 anos. 

 

"A marca de água e o holograma incluem um retrato da figura mitológica  grega Europa, que dá nome à segunda série de notas de euro. Um elemento  de segurança novo que se destaca é o número esmeralda, o qual, dependendo  do ângulo de observação, muda de cor, passando de verde-esmeralda a azul-escuro,  e apresenta um efeito luminoso de movimento ascendente e descendente", informou  o BCE. 

 

Além disso, nas margens esquerda e direita da frente da nota figuram  pequenas linhas impressas em relevo, destinadas a facilitar a identificação  das notas, especialmente por cegos e amblíopes.  

 

Já os padrões e as cores das novas notas manter-se-ão idênticos aos  da primeira série, introduzida em 2002. 

 

De acordo com o BdP, "a utilização de retratos em notas de banco é uma  tradição a nível mundial e estudos indicam que as pessoas tendem a reconhecer  os rostos intuitivamente. Por isso, o Eurosistema selecionou um retrato  de Europa para figurar na marca de água e no holograma da nova série de  notas de euro". 

 

Segundo acrescenta, esta imagem de Europa foi retirada de um vaso com  mais de 2.000 anos, encontrado no sul de Itália e pertencente à coleção  do Museu do Louvre em Paris, tendo sido escolhido "devido à sua clara associação  com o continente europeu e também porque confere um toque humano às notas".

 

A decisão de lançamento de uma segunda série de notas de euro justifica-se  com a necessidade de o BCE "salvaguardar a integridade das suas notas e  tirar partido das melhorias de eficiência oferecidas pelo progresso tecnológico",  de forma a "assegurar que o público possa continuar a ter confiança na moeda".

 

Para além nos novos elementos de segurança, a série "Europa" pretende  ser mais duradoura, o que significa que as notas serão substituídas com  menor frequência, reduzindo os custos e o impacto no meio ambiente.   

A data em que as notas da primeira série deixarão de circular será,  segundo o BdP, "anunciada com bastante antecedência", sendo que "manterão  o seu valor, podendo ser trocadas nos bancos centrais nacionais do Eurosistema  por um período de tempo ilimitado". 

 

Fonte: http://sicnoticias.sapo.pt/economia/2013/04/29/apresentada-hoje-nova-nota-de-cinco-euros-que-comeca-a-circular-5-feira


Comentários(0)

Mais soluções.

Em cada email.Todas as semanas no teu email as notícias, dicas e alertas que te irão ajudar a encontrar mais soluções para o que necessitas.