Nova nota de 50 euros (a mais utilizada e falsificada) entra em circulação

A nova nota da série Europa entra em circulação esta terça-feira. Sofre uma renovação estética e chega aos bolsos dos europeus com novas funções de segurança.

Nova nota de 50 euros (a mais utilizada e falsificada) entra em circulação

Mais segura e fácil de verificar a autenticidade, a nova nota de 50 euros entra em circulação na terça-feira, 4 de Abril.

A nova nota da série Europa mantém o tom alaranjado, mas sofre uma renovação estética e chega aos bolsos dos europeus com novas funções de segurança para evitar a falsificação.

Algumas destas características saltam à vista e podem ser verificadas através do método “tocar, observar, inclinar”.

Uma das novidades é a barra vertical visível a olho nu. Observando em contraluz, a janela na parte superior da banda holográfica torna-se transparente e revela um retrato da figura mitológica grega Europa, que é visível na frente e no verso da nota.

Quando se inclina a nova nota de 50 euros, a janela revela linhas multicolores em redor dos algarismos.

No verso da nota de estilo renascentista são visíveis vários algarismos representativos do valor da nota multicolores.

A impressão em relevo é outra das características que facilitam a identificação da moeda em papel, especialmente por cegos e amblíopes. Nas margens esquerda e direita da frente da nota figuram pequenas linhas impressas em relevo. A tinta é mais espessa no motivo principal, nas inscrições e nos algarismos de grande dimensão representativos do valor da nota.

No canto inferior esquerdo, os algarismos surgem a cor esmeralda. Ao inclinar a nota, o número aparece com um efeito luminoso, passando de verde-esmeralda a azul-escuro.

Um pouco mais acima há mais uma função para tentar evitar a falsificação: uma marca de água onde se podem ver o retrato de Europa, os algarismos representativos do valor da nota e o motivo principal.

A nova nota de 50 euros também tem um filete de segurança. Apresenta uma linha escura, onde se pode ver, em caracteres brancos minúsculos, os algarismos representativos do valor da nota.

Também tem uma série de elementos adicionais, como a micro-impressão de caracteres minúsculos que podem ser lidos com a ajuda de uma lupa, a verificação com uma lâmpada de luz ultravioleta e com uma lâmpada de luz ultravioleta especial, e a verificação com dispositivo de infravermelhos.

A nota de 50 euros é das mais utilizadas pelos 338 milhões de europeus da Zona Euro, mas também é a mais falsificada.

Da totalidade das notas em euros em circulação, mais de 8 mil milhões, cerca de 45%, são de 50 euros, segundo o Banco Central Europeu (BCE).

 

 

Fonte: RR


Comentários(0)

Mais soluções.

Em cada email.Todas as semanas no teu email as notícias, dicas e alertas que te irão ajudar a encontrar mais soluções para o que necessitas.