Novidades importantes no pagamento com cartões

Os pagamentos por multibanco sofreram alterações. As mesmas derivam de um regulamento europeu que teve de ser implementado. Os consumidores têm a possibilidade de escolher a marca com que fazem os pagamentos, mas existem comerciantes a aproveitarem-se da situação para pagar menos de taxas.

Novidades importantes no pagamento com cartões

Em Portugal é normal o consumidor ir às comprar e pagar com cartão. Desde o início deste mês, o método de pagamento mudou e pode estar a prejudicar a carteira dos consumidores.

Agora, antes de clientes marcarem o código PIN tem de seleccionar entre Visa/Mastercard e Multibanco. É uma alteração que, salienta a SIBS, deriva de um regulamento europeu.

"De acordo com o regulamento [que entrou em vigor a 9 de Junho], sempre que um cartão de pagamento disponibiliza várias marcas de pagamento, como acontece com uma parte significativa dos cartões emitidos em Portugal (os quais integram simultaneamente a marca Multibanco e uma outra marca internacional), o seu titular passa a ter a possibilidade de escolher, no próprio terminal, a marca que pretende utilizar para efectuar aquele pagamento específico", nota a SIBS.

"O pagamento a crédito só será efectuado caso o cliente utilize um cartão com esta modalidade para efectuar a operação", refere a SIBS num esclarecimento publicado no seu site. "Caso o cartão seja de débito, a operação será sempre efectuada nesta modalidade, estando o consumidor apenas a escolher fazer a compra através da marca Multibanco ou de outra marca internacional (Visa, MasterCard ou American Express, por exemplo)".

Deve ter atenção redobrada quando efetua um pagamento com cartão. Sem se aperceber poderá estar a pagar as suas compras a crédito. Isto porque a opção que as máquinas trazem por predefinição é o pagamento a crédito.
Esta situação tem levado alguns consumidores a optar, sem dar fé, por este meio de pagamento.
Para efetuar o pagamento a débito deve escolher a opção "Multibanco".

Fique atento na hora de efetuar os seus pagamentos
Em virtude desta novidade, alguns comerciantes para reduzir o valor de taxas a pagar, escolhem o método de pagamento pelo cliente.
Ou seja, na prática inserem o valor a pagar e o modo de pagamento (crédito ou débito) e dizem ao cliente que basta apenas colocar o PIN e "OK".
Não deixe que escolham por si o método de pagamento das suas compras.

Fonte: Pplware
Sábado


Comentários(0)

Mais soluções.

Em cada email.Todas as semanas no teu email as notícias, dicas e alertas que te irão ajudar a encontrar mais soluções para o que necessitas.