Passageiros afetados pela greve vão ser compensados

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo anunciou que irá compensar os clientes prejudicados pela greve de 27 de agosto dos trabalhadores que fazem a segurança dos aeroportos

Passageiros afetados pela greve vão ser compensados

"Esta compensação, pelo elevadíssimo montante global que representa, na ordem do meio milhão de euros, será levada a cabo através da emissão de 'vouchers' [vales] em nome dos clientes afetados, no exato montante não utilizado, que estes poderão utilizar, no prazo de um ano, única e exclusivamente nas agências de viagens onde originalmente adquiriram os respetivos serviços", explica a Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT).

Na origem da decisão da APVAT e dos seus operadores turísticos estiveram "os efeitos devastadores" da greve de 27 de agosto nos aeroportos nacionais dos trabalhadores da Prosegur e da Securitas.
Relembre-se que a greve deixou dezenas de passageiros em terra, sendo que o valor estimado de compensações a entregar em vouchers irá rondar os 500 mil de euros.

"Apesar de todos termos a consciência de que esta contrapartida não é legalmente exigível aos operadores turísticos e às agências de viagens, a magnitude do problema, a defesa intransigente dos interesses dos viajantes e a própria credibilidade do setor, levaram a que a APAVT e o seu capítulo de operadores tivessem decidido por esta solução", refere o presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira.

A APAVT congratula-se pelo "elevado sentido de responsabilidade" dos operadores turísticos que a integram e que a acompanharam nesta solução, que considera permitir "o reforço da confiança no setor da operação e distribuição, sublinha o poder de autorregulação e o sentido de responsabilidade da iniciativa privada".

Os trabalhadores da Prosegur e da Securitas, que fazem o controlo raio-x de bagagem de mão, passageiros e funcionários dos aeroportos, cumpriram no dia 27 de agosto uma greve de 24 horas, marcada após mais de nove meses de negociações entre o sindicato e a Associação de Empresas de Segurança para a celebração de um novo contrato coletivo de trabalho.

A paralisação afetou sobretudo o aeroporto de Lisboa, esclareceu a ANA - Aeroportos de Portugal.

Fonte: JN


Comentários(0)

Mais soluções.

Em cada email.Todas as semanas no teu email as notícias, dicas e alertas que te irão ajudar a encontrar mais soluções para o que necessitas.