Praia com Bandeira Azul nem sempre é sinal de limpeza e segurança

Já visitou alguma praia com bandeira azul? Sabe quais são os critérios avaliados para a atribuição da mesma?

Praia com Bandeira Azul nem sempre é sinal de limpeza e segurança

O galardão de Bandeira Azul nas praias de Portugal, é atribuído através de candidatura por parte dos munícipios onde se inserem as praias a concurso, ou seja, caso o executivo da Câmara Municipal não entre a concurso, a praia do seu municipio não será avaliada no âmbito da distinção.

Ora, este caso ocorreu este ano no concelho de Cascais que por decisão política, o seu executivo decidiu que não reunia condições para candidatar as praias, tendo em conta uma divergência com a análise da água.

Contudo, mesmo praias com a distinção de Bandeira Azul, nem sempre são sinal de limpeza ou que reunam todas as condições exigidas, exemplo disso é a reclamação de Carlos Costa à Associação Bandeira Azul da Europa, em que o consumidor pede que alguém se pronuncie acerca da situação da praia que visitou.

 

Como foi possivel atribuir o galardão á praia Vasco da Gama em Sines, quando esta praia não tem instalações sanitárias, adequadas a seres humanos. Como é possivel chamar instalaçôes sanitárias aqueles caixotes com um buraco no chão.

 

Adicionalmente afirma que :

 

Visitei a praia por ser bandeira azul, na companhia de uns turitas Canadianos para lbes mostrar a qualidade das praias Portuguesas, fiquei envergonhado e sem palavras, É inadmissível que uma praia dentro de Cidade tenha este cartão de visita.

 

De uma maneira geral, são avaliadas quatro características: Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água, Gestão Ambiental e Equipamentos,  Segurança e Serviços

 

Quanto à questão das instalações sanitárias, no regulamento são referidos os seguintes critérios:

  1. Existência de instalações sanitárias em número suficiente.
  2. Existência de instalações sanitárias em boas condições de higiene e manutenção.
  3. Existência de instalações sanitárias com destino final adequado das suas águas residuais.

 

A Associação Bandeira Azul ainda não se pronunciou relativamente à reclamação apresentada.

Consultar a reclamação aqui: http://portaldaqueixa.com/servicos-do-estado/abae-bandeira-azul-porque

 

 


Comentários(0)

Mais soluções.

Em cada email.Todas as semanas no teu email as notícias, dicas e alertas que te irão ajudar a encontrar mais soluções para o que necessitas.