Saiba como comprar um carro usado.

Existem sinais que denunciam o passado daquele que pode ser o seu futuro carro. Saiba mais.

Saiba como comprar um carro usado.

Hoje é muito fácil comprar um carro usado face à quantidade de oferta de modelos e condições de pagamento existentes. O difícil é avaliar se o veículo em questão está em bom estado ou se esconde surpresas desagradáveis debaixo do capot.

Por norma, comprar um veículo em segunda-mão é uma boa aposta para quem não quer ou não tem disponibilidade financeira para fazer um investimento elevado na compra de um automóvel novo. No entanto, comprar um carro usado requer muita cautela, quer seja ao nível da mecânica quer do preço. E infelizmente, todos sabemos como é fácil ser-se burlado quando não estamos por dentro do assunto. Portanto, seja um pouco desconfiado e com certeza conseguirá efectuar uma boa compra sem problemas. Para que não compre "gato por lebre" ficam aqui algumas dicas que deve ter em conta se quer fazer um bom negócio.

 

1. Pense bem antes de comprar. Comece por definir a razão que o leva a fazer este investimento. Se vai comprar um automóvel para andar com ele apenas ao fim-de-semana faça contas aos custos que terá com o seguro, imposto de circulação e outros. Não se esqueça também que um carro pouco utilizado também tem despesas de manutenção. Portanto veja se vale a pena. Há viaturas de todas as cores, idades, segmentos e preços. Portanto, comece por definir que tipo de carro precisa e quanto é que quer gastar. Só depois poderá partir em busca do melhor negócio.

2. Faça uma pesquisa. Arranque com a pesquise recorrendo a vários sites de venda de automóveis como o Standvirtual, o AutoSapo ou até o OLX mas não se esqueça de visitar vários ‘stands'. Peça informações sobre as características do automóvel, os melhores modelos e os que, por norma, causam menos problemas a médio prazo. Tal como qualquer compra, muitas das vezes os consumidores são levados pelo lado emocional esquecendo o lado mais racional. Portanto, rejeite o carro se tiver qualquer tipo de dúvida ou peça uns dias para pensar. Nunca tome uma decisão por impulso!

3. Verifique a documentação. Quando encontrar o automóvel que procura verifique se os documentos, como o registo de propriedade ou o livrete, estão em ordem. Tenha especial cuidado na verificação do nome do vendedor e se este é o mesmo que está nos documentos da viatura ou se existe uma declaração de venda assinada pelo proprietário. Mas não fique por aí. Confirme se o número do chassis e do motor é igual ao que consta no documento. Se existir uma reserva no registo de propriedade a favor da entidade de crédito, poderá ter um custo adicional para a remover. Também deverá ter acesso ao livro de revisões, aos códigos de segurança e anti-roubo, ao livro de instruções do carro, ao certificado de inspecção e ao comprovativo do pagamento do imposto do selo. O IMTT poderá informar sobre a situação do veículo: se houve furto, se existem multas, se não pagou os impostos...

4. Peça ajuda na inspecção. Depois de vista a documentação falta fazer o ‘test-drive'. Se possível leve consigo alguém que perceba de mecânica ou peça para levar o carro a uma oficina da sua confiança. Se não tiver oportunidade disso, existem algumas coisas que deve inspeccionar por conta própria. Examine o carro à luz do dia ( nunca em locais fechados) e exija ver o veículo seco, porque a água pode atribuir um brilho enganador. Comece por verificar se existe ferrugem na carroçaria ou amolgadelas. Confirme depois o estado dos pneus, das luzes, a pintura e a abertura de portas e capot. No interior do automóvel, certifique-se de que os estofos se encontram em bom estado, se os bancos e os cintos funcionam. Tenha atenção ao estado dos espelhos, fechadura, chave de ignição e botões. Já na parte mecânica comece por ligar o motor para verificar se existe indicação de algum tipo de avaria ou revisão no painel. Veja também o nível de óleo e a validade da bateria.

5. Preços. O preço dos carros usados varia muito. Pesquise em jornais, revistas e sites que divulgam frequentemente as tabelas de preços de mercado. Se tem receio de ser enganado existem alguns indicadores que podem ajudá-lo a determinar qual o preço certo e a definir limites ao que pode aceitar.

6. Confirme a garantia do automóvel. Se está a pensar em comprar o carro a um particular saiba que não existe obrigatoriedade da garantia. No entanto, o carro poderá ter ainda garantia do fabricante e, neste caso, confirme se está válida. Se optar por comprar um automóvel num ‘stand' de usados terá direito a uma garantia de dois anos (ou no mínimo de um ano, caso entre em acordo com o vendedor). Não se esqueça e peça sempre por escrito os termos da garantia(prazo, coberturas compreendidas e obrigações do comprador). Por último, deve exigir que sejam incluídos no contrato todos os defeitos de mecânica e chapa.



Visite:

http://www.bosch.pt/pt/pt/startpage_10/country-landingpage.php

 

Fontes:

http://saldopositivo.cgd.pt/oito-dicas-para-quem-quer-comprar-carro-usado/


Comentários(0)

Mais soluções.

Em cada email.Todas as semanas no teu email as notícias, dicas e alertas que te irão ajudar a encontrar mais soluções para o que necessitas.