Serviço Nacional de Saúde: Sem médico de família há 7 anos

A falta de médicos nos hospitais, mas acima de tudo em centros de saúde, traduz-se numa maior insatisfação da população portuguesa.

Serviço Nacional de Saúde: Sem médico de família há 7 anos

O Portal da Queixa é a rede social que os utentes utilizam para expressar a sua insatisfação e expôr a dura realidade da saúde em Portugal.

Só nos últimos meses, o Portal da Queixa recebeu mais de 25 reclamações de utentes do Serviço Nacional de Saúde, referindo que não têm há vários anos, médico de família atribuído.

Guilhermina Magalhães, afirma isso mesmo no título da sua reclamação, não tem médico de família há 7 anos:

Tenho várias doenças crónicas entre elas diabetes, preciso de fazer exames regularmente e há 2 meses que vou ao posto de saúde no primeiro dia útil do mês, como manda o regulamento desses postos para quem não tem médico de família e as vagas acabam sempre antes de chegar o meu nº de senha .

Motivo para falta de médicos

Existem casos relatados no Portal da Queixa, em que a falta de médicos de família é resultante por reforma dos atuais profissionais de saúde ou por saída sem motivo identificado, ao longo de todo o ano. O que significa que a entrada de novos especialistas não acontece no imediato e os utentes ficam em lista de espera.

Também é preciso ter em conta os pedidos de alteração de médico de família, podem trazer ainda mais motivos de insatisfação para as famílias portuguesas.

Qual é a importância do médico de família?

Os médicos de família são os profissionais de saúde de maior proximidade dos utentes do SNS e mantêm uma relação duradoura com o paciente. Esta vantagem pode contribuir para um reforço de confiança forte entre o médico e o paciente. Este profissional de saúde, compromete-se com cada um dos seus pacientes e está disponíveis para esclarecer todas as dúvidas relativas a qualquer doença.

Também, dedicam-se a promover o bem-estar dos seus pacientes em todas as vertentes e tentam compreender o contexto familiar, socio-económico e pessoal que pode influenciar o estado de saúde.

Em muitos dos casos, são os primeiros a detetar problemas de saúde e, por isso, assumem uma grande importância para os seus cidadãos com maior idade.

Comentários(0)

Mais soluções.