Site do MBnet vai deixar de gerar cartões virtuais

A medida é uma antecipação à norma europeia que entrará em vigor em 2018, que recomenda que determinados serviços não estejam disponíveis em websites.

Site do MBnet vai deixar de gerar cartões virtuais

Até agora era possível criar um cartão virtual a partir do cartões de débito ou crédito físicos para fazer pagamentos online, sem nunca dar a conhecer os dados do cartão real ao comerciante. Este serviço (ainda) está disponível em três plataformas: através do site MBnet, na aplicação MBway e no homebanking da generalidade dos bancos nacionais. Em breve, o site deixará de o fazer.

 

Plataformas mais propícias a más utilizações

“Há uma regulação europeia, que entrará em vigor em 2018, que implica a existência de uma série de funcionalidades adicionais de segurança. A Comissão Europeia recomenda que determinado tipo de funções não estejam disponíveis nos websites, porque de acordo com os estudos deles podem ser plataformas mais propícias a más utilizações”, explica ao Expresso Maria Antónia Saldanha, diretora de marketing e comunicação da SIBS, empresa responsável pelo serviço. “Nesse sentido, estamos a antecipar a regulamentação e a dar um espaço maior para as pessoas se habituarem às novas práticas”, acrescenta.

Em julho, a SIBS vai descontinuar a geração de cartões no site MBnet, embora este não vá desaparecer. Nessa altura, o serviço fica apenas a funcionar na app e nos homebankings, sem sofrer qualquer alteração.

 

Serviço mais prático para o consumidor

A empresa defende que esta é uma forma de “simplificar e tornar o serviço mais prático” para o consumidor. Além disso, sustenta que segue o que consideram ser uma tendência: as apps são cada vez mais usadas do que os sites tradicionais.

“Havendo outros canais preferenciais para os clientes deixa de ser necessário ter um site em que é necessário mais um login e uma password. No fundo, é uma simplificação do serviço. A experiência que temos é que o tradicional consumidor de comércio online tem procurado soluções integradas. Soluções que lhe permitam fazer todas as operações num dispositivo móvel. O consumidor prefere a app para comprar face ao computador, pois é mais organizada, permite uma série de operações e é mais userfriendly”, defende Maria Antónia Saldanha.

 

Mbnet: segundo meio de pagamento mais utilizado nas compras online

O site para o Mbnet chegou em 2001, quando foi lançado era “a única solução”, uma vez que os smartphones como hoje os conhecemos não existiam, nem o homebanking estava tão generalizado. “Estamos a acompanhar a tendência.”

Segundo o “SIBS Market Report: comércio Digital 2016”, o Mbnet é o segundo meio de pagamento mais utilizado nas compras online, apenas superado pelo pagamento de Serviços Multibanco. Mais de 80% dos 1.370 entrevistados já comprou algum produto ou serviço pela internet.

 

Segurança nos pagamentos pela app Mbway

O mesmo estudo revela ainda que a segurança na hora do pagamento “é um fator determinante para a escolha do meio” em que é efetuado. E é seguro fazer os pagamentos pelo telefone? A SIBS garante que sim.

A app Mbway está disponível de forma gratuita para os sistemas operativos iOS (“o mais conhecido”), android (“onde a comunidade de utilizadores é maior”) e para windows. Significa isto que os computadores que permitem descarregar aplicações também podem ter o Mbway e utilizar a app em desktop.

 

Fonte: Expresso


Comentários(0)

Mais soluções.

Em cada email.Todas as semanas no teu email as notícias, dicas e alertas que te irão ajudar a encontrar mais soluções para o que necessitas.