Tem conta Gmail? Há um novo truque que rouba dados

Este ataque é tão eficaz que fez com que os utilizadores mais experientes fossem apanhados na ‘teia’ dos hackers.

Tem conta Gmail? Há um novo truque que rouba dados

Esta é uma nova técnica de phishing usada contra quem possua contas Gmail. O site WordFence alertou para este facto após receber uma declaração oficial da própria Google.

No fundo, este novo truque passa por um utilizador receber um email, por norma a partir de um remetente conhecido, que contém um anexo. Quando se clica no anexo é aberto um novo separador no browser que é em tudo semelhante à página de login do Gmail e que leva o utilizador a acreditar que está numa página segura, por isso, insere os seus dados.

É então nesse momento que o phishing surte efeito, pois os hackers passam a ter acesso aos dados pessoais.

 

Como é que utilizadores experientes cairam neste truque?

Trata-se de um ataque sofisticado onde os referidos anexos são criados com base em anexos reais das conversas mantidas entre os utilizadores do Gmail. Assim, mesmo o utilizador mais experiente não irá duvidar.

É importante olhar sempre para a barra de endereço que, neste caso, aparece escrito ‘data:text/html’ antes de ‘accounts.google.com’. Assim se vir um endereço ao que vê na imagem a seguir, não coloque os seus dados.

 

 

Muitos não desconfiaram do texto adicional por ter a mesma cor que o restante texto, isto é, segundo a percepção humana nunca existiria qualquer anormalidade pois não existe qualquer alteração de cor em todo o texto.

 

Como verificar se a sua conta já foi hackeada?

Pode verificar o histórico de login ao seu endereço de e-mail e verificar se nota alguma anormalidade nos acessos efectuados. Para isso, entre na sua conta Gmail através do navegador do seu computador e clique em Detalhes, presente no rodapé da página.

Independentemente do resultado, lembre-se que é sempre importante alterar a sua palavra-passe.

 

Fonte: Notícias ao Minuto


Comentários(0)

Mais soluções.

Em cada email.Todas as semanas no teu email as notícias, dicas e alertas que te irão ajudar a encontrar mais soluções para o que necessitas.