TOP: Notícias mais vistas em 2016

Esteve atento às notícias disponibilizadas pelo Portal da Queixa ao longo deste ano? Descubra quais foram as que tiveram maior impacto.

TOP: Notícias mais vistas em 2016

Desde alterações nas leis a acontecimentos únicos, ou até dicas bastante úteis, 2016 demonstrou ser um ano rico em notícias para os consumidores.

Assim, disponibilizamos o TOP das 5 notícias mais visualizadas no Portal da Queixa:

 

1.º

Cartão do Cidadão: fotocópia é proibida por lei sem autorização
A Ministra chama a atenção dos cidadãos para esta prática recorrente por parte das operadoras de telecomunicações, bancos, entre outros.

2.º

O que fazer quando alguém lhe exige uma fotocópia do seu cartão de cidadão?
O "consentimento" é aqui uma palavra-chave. Terá de ser um consentimento livre.

3.º

Tem um cartão de débito Contactless? Veja esta vigarice
Por sua conta e risco, se quiser, poderá desligar esta funcionalidade do seu cartão.

4.º

Trocas e devoluções. Cuidado, nem sempre tem o direito à troca!
Sabia que as lojas não são obrigadas a fazer a troca ou a devolver o dinheiro?

5.º

Novidades importantes no pagamento com cartões
Alguns comerciantes para reduzir o valor de taxas a pagar, escolhem o método de pagamento pelo cliente.

 

Notícias relativas aos documentos de identificação, nomeadamente o cartão de cidadão, foram o principal ponto de interesse para os consumidores. Reveja o alerta relativo à fotocópia do cartão de cidadão, uma prática recorrente mas proibida por lei, e saiba o que fazer.

Os cartões de débito ou crédito, também tiveram especial atenção dos consumidores. O alerta para novos métodos de roubos sem tocar na pessoa, e a alteração na forma de pagamento (débito ou crédito) foram factores que prejudicaram a carteira dos consumidores.

Informações sobre trocas e devoluções de compras, e outros direitos do consumidor, também mereceram a leitura dos consumidores. Isto mostra uma alteração clara do perfil típico do consumidor, que, nos dias que correm, é mais informado e procura proteger os seus interesses. As épocas festivas são o ponto alto na consulta destes artigos.

 


Comentários(0)

Mais soluções.

Em cada email.Todas as semanas no teu email as notícias, dicas e alertas que te irão ajudar a encontrar mais soluções para o que necessitas.