Serviços do Estado

IRN - Obrigatoriedade de devolução de pagamento indevido

Venho por este meio apresentar a seguinte reclamação:

No passado dia 28/12/2017 efectuei (através de uma referência multibanco enviada por e-mail dos vossos serviços) um pagamento de serviço de uma revalidação de uma certidão permanente.

Por lapso, o pagamento não foi efectuado antes da data de validade da certidão expirar.

No entanto, as referências multibanco mantiveram-se válidas e activas, pois o sistema aceitou o seu pagamento.

Agora verifico, que afinal esse pagamento não foi válido para a referida revalidação da certidão permanente.

Até aqui tudo me parece normal acontecer nos dias de hoje, não é normal, ter que gerar uma nova referência, efectuar um novo pagamento, e ter que pedir a devolução do pagamento inicial.

Não arranjará o IRN uma solução do século XXI, em que consiga estabelecer a correspondência do 1º pagamento à revalidação da certidão permanente?

Não conseguirá o IRN, que a 1ª referência tenha apenas validade até ao último dia de validade da certidão?

Parece-me de facto a posição do IRN, uma posição lamentável, fazendo com que a linha telefónica para resolver este assunto demore mais do que 30 minutos para ser atendido, pois estas situações ocorrem às dezenas se não às centenas de vezes.

Vejam por favor se conseguem modernizar-se, isto nos dias de hoje não deveria acontecer.

Obrigado.

IRN - Instituto dos Registos e Notariado