Serviços do Estado

Segurança Social - Abono de Família

Bom dia.

É como muita insatisfação que faço esta reclamação, porque os nossos serviços de Segurança Social vão de mal a pior.

Bem, tenho uma filha, a Maria Leonor de 2 anos, completados agora a 7 de Janeiro.

Recebi uma carta da Segurança Social, a informar-me que o Valor do Abono dela passou para o 2º escalão, devido aos meus rendimentos no ano de 2016.

Até agora ainda estou a tentar perceber o por quê dessa decisão, visto que, Sou mãe Solteira, sozinha, e os meus rendimentos não ultrapassam o Ordenado Mínimo.

Contudo, a informação que me deram na minha Segurança Social da minha areá de residência é que, devido ao abono pré-Natal que me foi atribuído também entrou com valor declarado na Segurança Social.

Enfim, nem vou comentar por isto é surreal.

Contudo, como gosto de ter sempre as minhas contas em dia e o Dinheiro faz-me falta, eu liguei para a Segurança Social direta e informaram-me que o valor a receber será de €30,22 mais a majoração de 35% que se destina a famílias monoparentais.

Eu achei o valor um bocado baixo, e fiz pesquisas e descobri que o Valor que me foi atribuído é referente a crianças com mais de 36 meses ( a partir dos 3 anos de idade ).

E a minha filha só têm dois anos feitos agora, de fresco...

Liguei com a Segurança Social, e eles disseram que realmente houve esse erro mas tinha que fazer um novo pedido de avaliação de valores para me ser atribuído o valor correto.

Contudo, foi a Segurança Social da minha areá e disseram-me que se for a pedir uma avaliação do escalão que me foi atribuído, estou sujeita a ficar sem abono porque já recebi o subsidio de Natal e eleva o valor ainda mais.

Ou seja, Mãe Solteira, a receber cerca de €550, 00 por mês, Casa para pagar, Carro, ama, alimentação para a minha filha, medicamentos entre outras coisas, digam-me como posso não estar revoltada com estes Senhores e o Governo devido a estas situações ?

Quando se ganha €900 / €1000 / €1200 por mês limpos e por ai além não a problema, têm sempre tudo na mesa, agora quando se recebe o que eu recebo, trabalho arduamente para nada faltar a minha filha, baixam-me o escalão e se pedir reavaliação ainda me cortam o mesmo ?

Mas o mais grave, foi atribuírem o valor de €30,22 que corresponde a crianças com mais de 36 meses, enquanto a minha filha só têm 24 meses.

Isto é o das coisas mais estupidas e surreais que eu já assisti na minha vida.

E acreditem, já vi muito.

Fico a aguardar uma resposta, Senhor Doutor Ministro José António Vieira da Silva.

Desculpem este desabafo.

Maria Inês Silva