Viagens e Lazer

Ryanair - CAOS EM TENERIFE

27/06/2017, 15h00.
Um grupo de portugueses vai a caminho do aeroporto de Tenerife sul quando ouve na radio que ocorreu um incidente na pista de aterragem.
27/06/2017, 16h30 vemos no painel de embarque que o voo FR5429 está atrasado. Ouvimos rumores entre as pessoas de que o aeroporto está encerrado; ouve-se, entretanto nos altifalantes de que o aeroporto está encerrado. Olhamos novamente no painel e o nosso voo continua "atrasado" (nunca cancelado).
Entretanto alguem do aeroporto confirma nos que o nosso voo foi cancelado e de deveríamos dirigir-nos ao balcao da ryanair para mais informaçoes.
A partir daí, foi um pesadelo.
Mais de 300 pessoas com voos cancelados; sem respostas.
Entendo que a situação fosse difícil para a Ryanair ou qualquer outra companhia mas a forma como fomos tratados e as soluçoes alternativas que nos quiseram oferecer foram vergonhosas (e o pior é que algumas pessoas aceitaram; dado o desespero):
- propuseram-nos idas para Dusseldorf ( e daí teríamos que comprar voo para portugal à nossa conta);
- Propuseram nos idas para Vitoria ( e daí teríamos de comprar voo para Portugal ou alugar um carro mas estaríamos sempre por nossa conta);
- propuseram voo para dia 01/07 ( para 5 dias depois; sendo que só reembolsariam 1 noite em hotel até 3 estrelas e nao assumiam os custos da nossa alimentação);
- propuseram idas de ferry boat até outra ilha (a pagar pelo passageiro); apanharmos aviao na Ilha e irmos para a peninsula e depois aviao para Portugal;
-Propuseram reembolsos dos valores dos bilhetes ;bilhetes comprados há meses por poucas dezenas de euros; quando para comprarmos novo bilhete teríamos custos de 600eur por outra companhia;
- quando a dada altura já nao propunham nada; diziam simplesmente que nao sabiam quando voltaríamos a Portugal.
Imaginem o pânico! a ideia de nao sabermos quando voltaríamos...se daqui a 1 dia ou se daqui a 1 mes... sem garantia de hotel para ficarmos , sem comida, sem condições; sem nada...
Éramos um casal com uma criança de 2 anos mas havia crianças com meses de vida, grávidas, pessoas com mobilidade reduzida e idosos.
28/06/2017 - 1h00 da manha
É nos informado que irão enviar aviao para esse mesmo dia às 19h10.
Pergunto me: Porque é a Ryanair permitiu que durante mais de 10h as pessoas estivessem ali de pé, em pânico e nao nos começaram logo a marcar hoteis com a garantia de voo o quanto antes??!!!
Depois de nos confirmarem aviao, marcaram os hoteis mas isso nao deveria ter sido a 1ª coisa a ser feita??? garantir alojamento às pessoas e à posterior informar os voos??!
A Ryanair tentou durante todas aquelas horas descartar se de responsabilidades. Tentou levar as pessoas ao desespero e tentou que desistíssemos dos nossos direitos. Tentaram aliciar-nos; tentaram levar-nos a tomar más decisões pelo cansaço que já tomava conta de nós.
Estou convencida de que o aviao de dia 28/06 às 19h10 só apareceu pela força e persistência do grupo de portugueses que se juntaram e garantiam UMA SOLUÇAO e ainda pela AENA (equivalente à ANA en portugal) que estava incrédula com aquilo que se estava a passar.
Nao desistirei até obter todas as indmnizaçoes que me sao devidas pois o incidente ocorreu pelas 15h e pelas 19h00 o aeroporto ja retomava o seu normal funcionamento; entao porque é que o so tivemos voo no dia seguinte às 19h?! Onde esteve o nosso aviao?? O que aconteceu às pessoas que iam embarcar no Porto para tenerife e que também viram o seu voo cancelado????
Tudo o que aconteceu foi vergonhoso . Chegamos a sentir que nos encontrávamos presos numa ilha...
Muito mais haveria para contar, desde funcionários da ryanair mal educados, arrogantes e indiferentes às perguntadas colocadas pelos passageiros.
Voos da ryanair para manchester (por ex.) seguiram as suas viagens no proprio dia (com atraso, é certo mas seguiram); porque é que o voo do porto nao seguiu?
Acima de tudo: PORQUE É QUE NAO TENTARAM MANTER AS PESSOAS CALMAS, GARANTINDO QUE ENCONTRARIAM SOLUÇOES? Durante 10h ouvimos que nao sabiam de nada! Nem voo, nem hotel, nem comida, nem condiçoes, zero!! Estivemos 10h por nossa conta...com medo e preocupados com o que ficaria decidido.
Aproveito para agradecer aos portugueses que estiveram connosco nessa noite! Fomos uns valentes!