Antes, durante e depois da Black Friday: as melhores dicas para as marcas

Por: Portal da Queixa
Tempo de leitura: 5 min

É um facto: a Black Friday está a chegar e já não é novidade para ninguém. Estando já mais que estabelecida no nosso país, o foco principal das marcas é agora saber como podem reinventar-se nesta altura de descontos, para conseguirem potenciar o seu negócio. 

Por isso, a Black Friday é, atualmente, muitas coisas: uma oportunidade de lançar descontos durante todo um mês, uma forma de destacar novas marcas através de promoções, entre outras coisas. Umas vezes corre bem, outras nem por isso, normalmente por falta de planeamento ou previsão de resultados. 

Para conseguir alcançar o esperado durante esta época, como pode a sua marca preparar-se da melhor forma para esta Black Friday? Desde logo, deve manter uma elevada performance no Portal da Queixa, dando suporte aos consumidores e melhorando assim a sua reputação digital. Deixamos algumas dicas! 

Antes da Black Friday 

Como todas as ações, também é necessário pensar previamente no posicionamento que quer para a sua marca durante este período de descontos. Tenha em conta estes dois pontos: 

Que estratégia definir? 

É importante definir uma estratégia adequada aos objetivos da marca. O que pretende da Black Friday? Conversão, aumentar as vendas, uma melhor reputação digital? A estratégia adotada para uma ação como a Black Friday deve sempre incidir em dois pontos: marca e consumidor. Não vale a pena pensar apenas em vender em massa, se depois não tem capacidade logística para o concretizar. Credibilidade e veracidade na comunicação acima de tudo.  

Como definir as promoções 

Já pouco passa despercebido ao consumidor mais atento. Quem compra online, já entende que nem sempre as promoções são reais, e que muitas marcas apostam em aumentar os preços nos meses anteriores, para depois fazer uma “suposta promoção” durante esta época, que na realidade não o é. Faça promoções sobre o que realmente merece uma promoção: artigos descontinuados, de outras coleções ou com stock acumulado. 

Durante a Black Friday 

Seja qual for o período de promoções que decida fazer a propósito da Black Friday, nunca descure dois pontos fundamentais: comunicação transparente com o consumidor e uma boa capacidade logística de serviço ou entrega de encomendas. 

Um bom serviço de atenção ao cliente é fundamental

Diríamos que é o fundamental de uma ação de sucesso durante esta época. A Black Friday ainda é uma época com um volume de vendas considerável, e por isso, pode causar alguns transtornos na entrega de produtos ou problemas com as compras, sobretudo no e-commerce. Um serviço de apoio ao cliente insuficiente pode levar qualquer negócio ao fracasso, uma vez que as más experiências correm rapidamente pela internet. Dê sempre resposta ao cliente, mesmo que não consiga solucionar logo o que identifica. É um passo fundamental para uma relação de confiança e para a fidelização do mesmo. 

Atenção à capacidade logística 

É importante saber e ter presente do que pode ou não vender. Não se deixe levar pela possibilidade de vender mais produtos em desconto nesta época e de aumentar as vendas, se não tem stock para tal. Uma boa capacidade logística é a base para ser bem-sucedido nestas datas. 

Depois da Black Friday 

E depois do aumento de vendas observado durante a Black Friday? O que fazer? Como manter e fidelizar os consumidores? 

Mantenha o contacto com os clientes 

Não só é necessário apostar no Customer Service, como também é necessário cuidar dos seus clientes depois da compra. Mantenha o contacto, através de atualizações do estado da encomenda, do envio de newsletters com novidades da marca, atualizações, promoções ou novos produtos, entre outras ações. Esse acompanhamento regular é fundamental. Demonstra cuidado e foco na satisfação do cliente. 

Invista na Reputação Digital da sua marca

O que dizem os consumidores sobre a sua marca? Qual foi o apoio prestado durante a Black Friday? Está atento às experiências relatadas pelos consumidores fora dos canais de comunicação da sua marca? É importante dar-lhes resposta e apresentar-lhes soluções, mantendo uma comunicação fluída e próxima. Uma estratégia focada na construção de uma boa reputação digital é fundamental para o sucesso da sua marca, além de ser o maior fator de credibilidade perante os consumidores. Não descure esse passo, se pretende mais conversão ao seu negócio. 

Tudo a postos para a Black Friday? Não deixe de partilhar novidades com os consumidores, desde logo a partir da secção de notícias da sua página de marca no Portal da Queixa. E não descure a comunicação e a transparência. Ao longo do ano, existem vários momentos de promoções, mas as oportunidades de construir uma boa reputação digital e de potenciar o seu negócio são únicas e irrepetíveis. 

Portal da Queixa
Portal da Queixa

Somos o marketplace de reputação em Portugal. Faz a tua reclamação e descobre o ranking das marcas com base no seu Índice de Satisfação.

Mais soluções.

Em cada email.Todas as semanas no teu email as notícias, dicas e alertas que te irão ajudar a encontrar mais soluções para o que necessitas.