Como alinhar o marketing com a jornada de decisão do consumidor?

Desenvolver um conhecimento profundo de como os consumidores tomam decisões, é o primeiro passo para a maioria dos profissionais de marketing alinharem as suas estratégias e o investimento nos touchpoints mais influentes.

Com o crescimento exponencial de plataformas de opinião online como o Portal da Queixa, que ajudam os consumidores a entender melhor a marca quando estão no processo de avaliação, em alguns casos, o esforço do marketing para criar momentos de influência e confiança, tem urgentemente que mudar.


Como os consumidores tomam decisões?


Todos os dias enquanto consumidores, formamos ideias acerca das marcas com que nos relacionamos, com base na publicidade que nos é dirigida, nas conversas que temos com familiares e amigos, através das notícias, influencers, mas principalmente através da opinião de outros consumidores que já passaram pela experiência.

Num estudo recente que efetuámos junto dos visitantes do Portal da Queixa, a conclusão foi a seguinte:


7 em cada 10 consumidores, admitem deixar-se influenciar pela reputação online da marca, no momento de decisão de comprar.

Algumas marcas comentem o erro de investir todo o esforço do marketing na criação de uma mensagem de confiança num determinado touchpoint, enquanto que a partilha de experiências não tratadas noutro touchpoint, tem mais influência e transmite uma imagem de incoerência e de desconfiança. Por outro lado, as marcas que tomaram a liderança e estão hoje, onde estão os consumidores, conseguem obter leads de extrema confiança e consolidar a sua reputação junto destes.

Assim, o desafio de influenciar o consumidor, é hoje totalmente diferente e as estratégias assentes no tradicional funil de vendas já não convertem com a mesma eficácia, devido às mudanças profundas na forma como os consumidores tomam decisões de compra, e por isso, é exigida uma nova abordagem.  

 

Caso do funil tradicional: os consumidores começam com um conjunto de marcas em potencial e reduzem progressivamente esse número até fazerem uma compra.

 

 

Caso do funil atual: o processo atual de tomada de decisão, é hoje uma jornada mais circular, com quatro fases onde os profissionais de marketing podem converter ou perder um potencial cliente.

 


1) consideração inicial >> 2) processo de pesquisa de opiniões >> 3) momento de decisão de compra >> 4) pós-compra, quando os consumidores avaliam e partilham a sua experiência >> influência direta novamente no ponto 1)

 

Conclusão: Consumer Success = Loyalty Loop = Brand Trust

 

 


Pedro Lourenço
Pedro Lourenço CEO & Founder

Apaixonado por novas tecnologias, empreendedorismo e inovação, decidiu fundar a rede social de consumidores Portal da Queixa, por ter a necessidade de reclamar e não ter onde. "Antes feito, do que perfeito" é o seu lema.


Comentários