Os consumidores procuram e confiam em “Marcas Recomendadas”

Marca Recomendada Portal da Queixa
Tempo de leitura: 4 min

Quando lançamos o estudo “O Perfil do Consumidor Atual”, a propósito do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, 4.570 consumidores revelaram os seus hábitos de consumo e permitiram-nos fazer um retrato do consumidor atual em Portugal. 

O consumidor atual é mais informado, empoderado, compra mais online e sabe perfeitamente onde pode reclamar os seus direitos. Acede mais facilmente à informação, compartilha e baseia-se em relatos reais de outros consumidores antes de tomar decisões e escolhe a reputação antes da notoriedade. 

Neste sentido, parece ser absolutamente necessária a atenção por parte das marcas e negócios digitais a esta nova tendência de consumo, que acompanha em tudo a evolução tecnológica atual. Perceba porque é que o consumidor escolhe, invariavelmente, “Marcas Recomendadas” e porque é que esta distinção tem um peso gigante no sucesso de qualquer negócio. 
 

91.4% dos consumidores compra online e mais de metade Pesquisa antes de Comprar

O consumidor atual compra online, mas antes de o fazer, também pesquisa mais informação sobre a marca. No estudo realizado, 69.5% afirma pesquisar antes de efetuar a compra, de forma a tomar decisões seguras e informadas. Nesta linha, procura sobretudo indicadores de reputação e de fiabilidade, experiências relatadas por outros consumidores e distinções que revelem cuidado de excelência com a satisfação do cliente. 
 

61.4% dos consumidores escolhem marcas distinguidas com o selo “Marca Recomendada”

Em resposta à questão “As marcas distinguidas com o selo “Marca Recomendada” atribuído pelos consumidores no Portal da Queixa, têm influência nas suas decisões de compra?”, 61.4% dos participantes respondeu que sim. Para as marcas, este deveria ser um indicador de sucesso e fidelização a ter em conta nas suas estratégias de conversão, uma vez que os consumidores confiam em marcas credibilizadas com esta distinção. 

Para o confirmar, está a maioria das respostas: 53.7% dos inquiridos incide sobre a “confiança” que uma marca distinguida transmite. 
 

Ser “Marca Recomendada”: porque é que é tão importante?  

Uma “Marca Recomendada” pelos consumidores do Portal da Queixa mostra várias coisas: revela cuidado com a satisfação do cliente, apoio de excelência quando necessário e comunicação contínua que leva à fidelização. Por isso, este selo só reforça e consolida a reputação digital do seu negócio, originando conversão e posterior fidelização de clientes. 

Por outro lado, há algo que temos de reforçar: a atribuição do selo “Marca Recomendada” depende única e exclusivamente da avaliação dos consumidores. São eles que avaliam a marca, segundo o seu desempenho relativamente à resolução de uma reclamação e apoio prestado através do Portal da Queixa. 

Esse é um indicador público – e muito real - de confiança deixado pelos seus clientes, que inspira outros consumidores a escolherem-na em detrimento de outras que apresentam valores de reputação baixos na plataforma, por exemplo. 
 

O impacto de uma avaliação positiva depois de uma reclamação vs a review 

Não há nada mais poderoso e real que o elogio! Esse que acontece depois de concluído com sucesso um processo de reclamação, que chega após uma primeira experiência menos positiva, mas que foi resolvida com sucesso pela marca. 

É por isso que a distinção “Marca Recomendada” tem tanto valor para os consumidores e deve ser um dos objetivos de uma marca que coloque a satisfação dos mesmos em primeiro lugar. Porque é o resultado de avaliações de satisfação positivas deixadas pelos consumidores no Portal da Queixa, que inspiram e transmitem confiança a quem acede à plataforma para saber mais informação sobre uma marca antes de tomar uma decisão. 

Por isso esta é uma distinção única em Portugal. Porque é conseguida através do elogio real e final do consumidor depois de um processo de reclamação, e revela a forma como a marca prioriza a satisfação dos seus clientes. Esta é a avaliação mais real e verdadeira que uma marca pode receber, que claramente tem muito peso na decisão final do consumidor. 

Mais soluções.

Em cada email.Todas as semanas no teu email as notícias, dicas e alertas que te irão ajudar a encontrar mais soluções para o que necessitas.