Como fortalecer o seu negócio através de um bom atendimento ao cliente em 2023

Por: Portal da Queixa
Tempo de leitura: 4 min

Parece ser uma tendência que chegou para ficar: um bom serviço de atendimento ao cliente é um dos grandes pilares de uma estratégia de sucesso de qualquer negócio. No meio digital, uma má experiência pode ter um impacto irreversível na reputação digital de uma marca, pelo que garantir que os consumidores são bem atendidos e acompanhados deveria ser uma prioridade.

No Portal da Queixa, guiamos as marcas até à importância de terem uma excelente reputação digital, proporcionando-lhes todas as ferramentas para melhorarem a sua performance online e para estabelecerem uma relação de confiança com os consumidores.

Sabendo que 98% dos consumidores acede à plataforma para pesquisar mais sobre marcas antes de tomar uma decisão de compra, é cada vez mais notória a necessidade de as marcas olharem com carinho para o Customer Service e apostarem tudo num serviço de excelência, em prol da satisfação do consumidor. Saiba como fortalecer o seu negócio através da atenção ao cliente.

Customer Service: 5 pontos a incluir na sua estratégia 

Há cinco pontos a ter em conta para uma estratégia de sucesso e totalmente focada na satisfação do cliente:

1. Comunicação rápida e fluída – as marcas devem estar atentas às experiências relatadas pelos consumidores e reagir prontamente a isto de uma forma positiva e prestável. O contacto com o consumidor deve ser sempre amigável e educado, mesmo que este demonstre desconforto ou frustração. É necessário encontrar soluções para o que foi identificado e prontificar-se para ajudar imediatamente, em vez de ignorar a experiência relatada. Neste sentido, reforçamos a importância de estar próximo dos seus clientes no Portal da Queixa e de demonstrar confiança para todos aqueles que pesquisam pela sua marca antes de comprar.

2. Equipa qualificada – é fundamental contratar uma equipa qualificada e totalmente focada no atendimento ao cliente. Há que definir uma linha de comunicação, com respostas orientadas ao consumidor e em prol da sua satisfação. Uma boa comunicação na procura de um entendimento ou solução pode ser o primeiro passo para a fidelização.

3. Acompanhamento – após resolvida uma reclamação, o acompanhamento é fundamental. Serve não só para que o consumidor se sinta tido em conta, mas também para que a empresa tenha maior consciência do nível de satisfação dos seus clientes. No Portal da Queixa, e após resolver uma reclamação, peça sempre uma avaliação de satisfação ao consumidor. Tal impacta diretamente na sua performance e Índice de Satisfação na plataforma. 

4. Contacto personalizado – antes de agir, é preciso saber ouvir e só depois dar uma resposta que vá ao encontro do pretendido. Este é o primeiro passo para um contacto personalizado com o consumidor. Esta é uma prioridade no seu negócio? Se a resposta for sim, está no caminho certo!

5. Transparência e verdade – Assumir falhas e procurar soluções junto dos consumidores é fundamental para ganhar a confiança dos mesmos. Não é no problema, mas sim na forma como este se resolve que está a chave da identificação e da credibilidade. Não oculte ou ignore situações relatadas pelos consumidores, é um erro que pode sair caro.

Analise o serviço de atenção ao cliente do seu negócio

Antes de definir qualquer estratégia, faça esta pergunta: como está o serviço de atenção ao cliente do meu negócio? Se, depois de ler este artigo, percebeu que não inclui muitos destes pontos na sua estratégia de negócio, talvez seja um bom momento de a repensar.

E não se esqueça do fundamental: há que estar sempre atento à concorrência e perceber qual a sua taxa de satisfação perante os consumidores. Entre em contacto connosco para saber como pode fazer uma análise detalhada ao setor do seu negócio e à sua concorrência direta. Tal é fundamental para perceber qual a perceção que estes têm do seu negócio e dos negócios concorrentes e onde pode melhorar.

Portal da Queixa
Portal da Queixa

Somos o marketplace de reputação em Portugal. Faz a tua reclamação e descobre o ranking das marcas com base no seu Índice de Satisfação.

Mais soluções.

Em cada email.Todas as semanas no teu email as notícias, dicas e alertas que te irão ajudar a encontrar mais soluções para o que necessitas.