112 - Número Europeu de Emergência

112 - Número Europeu de Emergência - Covid-19 recusa de transporte

Ana Santos
Ana Santos apresentou a reclamação
4 de abril 2020
Tendo sido testado positivo para covid 19 e após ter piorado contactei a saúde 24 que me encaminhou para o hospital. Não tendo transporte aconselharam me a ligar para o 112 para estes o realizarem, uma vez que seriam a entidade competente. Qual não é a surpresa quando de maneira ABSOLUTAMENTE RUDE E DESNECESSÁRIA o Sr que me atende a chamada diz que não é competência do 112 e para voltar a ligar para a saúde 24 desligando prontamente a chamada. Inadmissível
Data de ocorrência: 4 de abril 2020
Ana Santos
Ana Santos avaliou a marca
27 de dezembro 2020

Ver perfil de
5 de fevereiro 2021

Infelizmente o 112, que não foi quem lhe negou o transporte, terá sido o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU - INEM) com quem falou após ligar, ser encaminhada e triada, só efectua e despacha situações de perigo de vida. Não existe uma ambulância para todos os positivos que necessitam de se deslocar ao Hospital. O ideal, no caso de ser apenas positiva, sem sintomas graves que periguem no imediato a sua vida (grande ênfase nesta parte), será assegurar com tranquilidade e por meios próprios o seu transporte (deixando ambulâncias disponíveis para outras situações mais graves). Consultando as normas DGS entende-se ser perfeitamente possível a pessoa dirigir-se no seu próprio veiculo ao Hospital, respeitando as normais regras de higiene e proteção, ou articular com a corporação local de bombeiros um transporte menos diferenciado e agendado à unidade hospitalar.
Espero ter ajudado e aproveito para dizer que sim, numa situação ideal, seria muito bom termos ambulâncias para todas as pessoas em todos os momentos e que hoje possa dizer que apesar de tudo ficou bem e que esta falta de assistência não afetou a sua condição atual. Bem haja.