112 - Número Europeu de Emergência

112 - Número Europeu de Emergência - Pedido de auxilio/encaminhamento

Ana Bela Pedroso
Ana Pedroso apresentou a reclamação
2 de outubro 2018
dia 30 acompanhei a minha filha e as minhas netas (com 3 e 9 anos) à estação da Cp de Carregal do Sal para apanhar o Intercidades das 19:25h que como sempre vem muito atrasado e chegou às 19:50h. Já nas estação reparei num individuo que saiu da carruagem 22, onde seguia a minha filha e netas e ao telefone proferia injurias e ameaças fumando um cigarro com muito nervosismo (deu muito nas vistas a postura do jovem).
Pelas 20:30h recebo uma mensagem da minha filha a qual dizia que um individuo muito alteradoe em tronco nu estava vociferar insultos e ameaças de morte aos ocupantes da carruagem. Ela enviava a mensagem para não falar ao telefone pois não queria criar mais pânico nas crianças e ele poderia envistir para ela se a visse falar ao telefone(esta explicação toda foi dada mais tarde para justificar a mensagem escrita e não de voz). Tanto eu como o meu genro que estava em Lisboa ligamos para o 112 para pedir auxilio e encaminhamento para a GNR.
O meu pedido correu pessimamente mal pois quem me atendeu não tem qualificações para estar no atendimento num serviço que deveria ser de apoio e auxilio (tenho consciência e sei por familiares chegados que são médicos e enfermeiros que recebem algumas chamadas falsas mas mesmo essas deverão ser questionadas de maneira a que sejam assinaladas).
Na minha aflição demonstrada no pedido foi questionada:
"-Porque é que a sua filha não ligou para 112 e foi ligar para si? (expliquei)
-Como é que sei que o que está dizer é verdade? (eu tentei fazê-lo entender)
- Porque é que não me chegaram outros pedidos com tanta gente dentro do comboio? ( tentei justificar e eu só pedia encaminhamento para a GNR)
- Como é que vou justificar o pedido pois a senhora não se encontra dentro do comboio e terá de ser a sua filha a contactar."
Mas que serviço é este???- Se realmente o individuo estivesse a concretizar as ameaças as vitimas teriam de dizer"- por favor espere um pouco pois tenho de ligar ao 112.".
As empresas quando colocam pessoas em determinadas funções e neste caso são funções de apoio social tem de avaliar e testar as pessoas.
Resolvi o assunto quando consegui o nº da GNR local ( Carregal do Sal), que foram de um atendimento e acompanhamento extraordinário.
Por favor formem e avaliem quem colocam nos atendimentos do 112 pois não foi a 1ªvez que me senti revoltada com pedido de ajuda e tenho conhecimento de outros casos que até um óbito ocorreu por falta de boa conduta profissional.
Data de ocorrência: 2 de outubro 2018
Ver perfil de
2 de outubro 2018

Recomendo que envie esta reclamacao para a IGAI.

Merece ser averiguada com mais rigor, pois o que descreve tem bastante gravidade.

IGAI:
Rua Mártens Ferrão, n.º 11, Pisos 3.º, 4.º, 5.º e 6.º