112 - Número Europeu de Emergência
6.0
Ministério da Administração Interna
  • Av do Forte em Carnaxide
    2794 - 112 Carnaxide

112 - Número Europeu de Emergência - Pedido de transporte de doente até à unidade hospitalar mais próxima

Cecilia Gomes
Cecilia Gomes apresentou a reclamação
8 de julho 2019
No dia 07-07-2019, entre as 12:30 - 13:00 contatei o 112 - Número Europeu de Emergência pelo facto de a minha mãe, senhora com 78 anos, diabética, com problemas cardíacos entre outros igualmente graves, ter tido uma síncope seguida de queda para se possível ser transportada de ambulância até às urgências mais próximas.
Várias foram as perguntas que a operadora do 112 fez durante mais de 30 minutos, para por fim comunicar que o "protocolo" não permitia fazer o transporte da doente e que apenas puderia consultar o processo dela e aconselhar a familia.

Em estado já alterado fiz-lhe de novo a questão direta se iria ou não enviar o transporte e que não responderia a mais questão nenhuma, porque estava à conversa com ela há já muito tempo e com a doente a ter sincopes recorrentes sem eu a poder acudir ou transportar.

A operadora respondeu-me que não, que era enfermeira e que apenas me puderia aconselhar.

Pedi desculpa dizendo-lhe que teria que resolver de outra forma e que era ridículo o atendimento.
Desliguei a chamada e ao contrário do que deveria acontecer, liguei diretamente para os bombeiros que foram à minha residência, avaliaram a doente e depois a transportaram até ao hospital tendo permanecido até à noite para fazer exames (TAC, analise, ...) e ser avaliada pelo médico de serviço.
Data de ocorrência: 8 de julho 2019