Performance da Marca
N/A
/100
Sem dados
Sem dados
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Ranking na categoria
Ondina & Maia, Lda.
  • +351 934 615 029
    Chamada para rede móvel nacional
  • Av. da República nº 370,
    4430-188 Vila Nova de Gaia
  • geral@26academy.pt

26 Academy - Má experiência em formação

Sem resolução
1/10
Nuno Branco
Nuno Branco apresentou a reclamação
21 de janeiro 2025 (editada a 30 de janeiro 2025)
Boa tarde, chamo-me Nuno Branco e frequentei o curso de barbearia iniciante na 26 academy, apesar de ter umas instalações incriveis e profissionais muito aptos para o trabalho de barbeiro, as competências de formação estão muito à quem.
O primeiro problema que surgiu foi logo quando a empresa no ato de inscrição garante as condições para adquirir o cheque formação do IEFP e era mentira, pois foi um dos serviços que me levou a inscrever e mais tarde vim a descobrir que não era possível pois eles não deram os documentos necessários para o seu pedido atempadamente. Fazendo assim com que perdesse o direito ao cheque formação e obrigando-me já tendo pago o curso todo a manter-me no curso sem possibilidade de saida ou de reembolso do mesmo. Não havendo qualquer ajuda por parte do apoio, falei diretamente com o responsável, cuja resposta foi, e passo a citar " isso nao é problema meu, vocês é que têm que se resolver".
Este tipo de respostas eram muito frequentes.
Neste momento estou com dificuldade em obter informaçoes sobre a nota final dada, pois não forneceram qualquer pauta ou avaliação e correção de teste teórico e pratico, mostram avaliar e ajudar em funçao de interesses, facilitando os formandos que têm interesse em ficar a trabalhar com eles.
Neste momento nao tenho respostas, não tenho critérios de avaliação nem a sua devida pontuação, não tenho teste teórico com avaliaçao e sua devida nota, tenho apenas uma avaliação final avisada por email sem qualquer cabimento.
Ainda para mais na ultima semana foi nos exigido dar a avaliação mesmo antes do curso acabar. Nunca vi nenhuma formação a pedir uma avaliação antes mesmo da formação acabar ou de as notas serem dadas. Bastante conveniente.
Esta reclamação tem um anexo privado
Data de ocorrência: 21 de janeiro 2025
26 Academy
29 de janeiro 2025
Caro Sr. Nuno Branco,



Desde já, lamentamos o teor da presente reclamação, uma vez que assenta em factos falsos, o que, de resto, não poderemos aceitar. Temos por princípio a excelência no desenvolvimento da nossa atividade e a melhoria contínua é pilar desta instituição, pelo que aceitamos todas as críticas construtivas e assentes em factos verdadeiros. Porém, não poderemos tolerar imputações falsas e perfeitamente genéricas, muito menos em locais públicos como este que utilizou.

Nesta linha, damos nota que, imputações falsas num website público, configura crime de ofensa a pessoa coletiva, punida pelo artigo 187.º do Código Penal com pena de prisão até seis meses ou pena de multa até 240 dias.

Queremos evitar ter de atuar judicialmente, porém, aguardamos que se retrate no mesmo formato público. Percebemos, que poderá não ter ficado satisfeito com a avaliação que recebeu, mas isso não dá o direito, nem justifica atuar desta forma deliberada e pejorativa.

E mais, esta instituição já realizou centenas de formações a centenas de alunos, e, como pode comprovar, não temos qualquer reclamação dos nossos serviços, inclusivamente de colegas seus.

Com o mesmo bom senso com que temos lidado com o seu comportamento censurável, ficamo-nos por aqui, e reiteramos que aguardamos a sua retratação pública, caso contrário seremos obrigados a agir juntos das entidades competentes, o que seria a primeira vez e muito lamentaríamos.


Melhores Cumprimentos,
26 academy
Nuno Branco
30 de janeiro 2025
Retratação Pública:
Retiro as alegações feitas, relativamente a tudo o que alego ter ouvido, tendo em conta que tudo o que citei foi alegadamente ouvido/visto apenas por mim e por formandos/formadores que poderão não querer falar sobre o referido, até porque alguns exercem funções na instituição em causa, dependendo economicamente da mesma.
Contudo, mantenho o seguinte:
Primeiro Ponto – Ressalvo que mantenho o meu descontentamento por não me ter sido possível adquirir o cheque formação do IEFP, porque não me foi feito chegar a declaração de frequência curso/ação de formação atempadamente, visto que a formação iniciou no dia 16 de Setembro de 2024 (data conforme o cronograma fornecido pela instituição formadora) e apenas me foi feito chegar a dita declaração assinada no dia 10 de Outubro de 2024 (data que consta na dita declaração), a resposta da instituição a este atraso é que a o mesmo se deveu ao facto de a instituição não conseguir obter a assinatura do responsável atempadamente.
Tendo em conta o sucedido, apresento o meu descontentamento, visto que com este atraso por parte da instituição formadora, saí lesado no valor que me seria atribuído pelo cheque de formação, visto que o IEFP recusou o meu pedido de cheque de formação, porque não consegui fazer a candidatura atempadamente porque não apresentei a dita declaração e a mesma era obrigatória para formalizar a minha candidatura e poder receber o valor atribuído no cheque formação.
Atendendo que considero que me foram causados danos patrimoniais, visto que se encontram preenchidos os ditos requisitos (ex vi Artigo 483.º Código Civil):
Fato ilícito – A entidade formadora não me forneceu a declaração dentro do prazo razoável, impedindo a minha inscrição.
Culpa – O atraso foi causado por falhas na organização da entidade formadora, o que pode alegadamente configurar negligência por parte da instituição.
Dano – Eu perdi o valor monetário que me seria atribuído através do cheque de formação.
Nexo de causalidade – O prejuízo foi diretamente causado pelo atraso que não foi cumprido pela entidade formadora.

Segundo Ponto - Ressalvo também que mantenho o meu descontentamento com o método de avaliação que resultou na nota que me foi atribuída, mas ao contrário do que foi indiretamente referido aqui pela instituição formadora, a minha reclamação não se deve à minha insatisfação pela nota final atribuída, até porque eu continuo sem perceber quais foram os critérios utilizados para a avaliação de cada módulo. Visto que a nota referente à avaliação do módulo 1 (conceitos teóricos base do cabelo do homem) realizada na data de 23 de setembro de 2024, ainda não me foi apresentada, mesmo eu tendo solicitado a mesma pessoalmente e por mensagem no dia 30 de dezembro de 2024, para poder verificar as questões erradas, poder aprender com os meus erros e perceber o porquê do valor que me foi atribuído na média final da formação.
Importa ainda mencionar que enviei mensagem à instituição para que me fornecessem os critérios e as notas também do módulo 2 no dia 30 de dezembro de 2024 (A execução do trabalho de barbeiro), para que eu consiga perceber o que fiz de errado e poder crescer enquanto profissional na área, contudo continuo até ao dia de hoje sem receber qualquer resposta sobre os resultados da minha avaliação. Considero que o facto das notas do modulo 1 não terem sido lançadas antes da avaliação do módulo 2, me deixaram nervoso e impaciente, visto que esse teste representava uma ponderação na nota final. Seria benéfico que a instituição lançasse as notas dos módulos e fornecesse a correção dos mesmos atempadamente e nos prazos apresentados no cronograma da dita formação, de forma a elucidar os formandos sobre as suas capacidades e não deixar dúvidas sobre os métodos e critérios de avaliação utilizados pela instituição. Bem como, responder aos formandos quando eles solicitam ver os critérios e resoluções utilizados para a avaliação de cada módulo. Visto que ainda me encontro a aguardar uma resposta por parte da instituição sobre este tema.

Terceiro Ponto – Importa ainda mencionar que me sinto descontente pelo facto da instituição não me ter respondido por mensagens trocadas de forma particular e ainda considerar que o facto de eu tentar obter uma resposta através de uma via pública, se trata e passo a citar: “lidado com o seu comportamento censurável”.

Considero que embora a minha queixa inicial não tenha sido feita de forma cuidada e sim, num tom de desagrado e tristeza pela forma como a entidade formadora me ignorou quanto ao meu pedido de resposta sobre a obtenção dos critérios de avaliação. Sendo que a mesma apresenta verdade em todos os factos que mencionei agora. Ressalvo que a presente queixa se deve apenas ao meu descontentamento nos pontos mencionados e que solicito que a instituição me faça chegar os ditos critérios e correções utilizados que levaram à média ponderada da minha avaliação.

Antecipadamente grato.
Com os melhores cumprimentos,
Nuno Branco
26 Academy
6 de fevereiro 2025
Lamentamos esta insistência e não alimentaremos falsas imputações. Reiteramos que o alegado é falso. Fomos escrupulosos no cumprimento das nossas obrigações contratuais e não nos responsabilizamos pela falta de diligência imputável ao exmo. senhor. Não temos qualquer reclamação de outros formandos no mesmo sentido e todos os procedimentos foram iguais para os formandos desta instituição. Insistimos que deverá retratar-se e assumir a responsabilidade pela falta de diligência que lhe é imputável.
Sem mais, a Administração.
Nuno Branco
Nuno Branco avaliou a marca
27 de fevereiro 2025

A entidade formadora não atendeu a nenhum dos meus pedidos legítimos, recusando-se a fornecer os critérios de avaliação com as devidas cotações e o teste teórico corrigido. Mesmo após ter apresentado algumas provas da veracidade dos meus argumentos, responderam-me com ameaças de difamação e tentaram descredibilizar a minha reclamação, em vez de resolver a situação de forma profissional. Alegaram nunca ter recebido outras queixas, mas isso não justifica a forma como trataram a minha. Dado o comportamento pouco transparente e a falta de compromisso com a resolução do problema, considero o tratamento desta reclamação concluido e completamente insatisfatório.

Esta reclamação foi considerada sem resolução
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.