Mediação Imobiliária - Agentes
A Casa do GatoN/A
  • Rua Dom Afonso Henriques,
    4411 , Águas Santas, Maia
  • geral@acasadogato.pt

A Casa do Gato - Venda de imóvel não concretizada por incumprimento dos vendedores e inexistência de contrato

Daniela Pereira
Daniela Pereira apresentou a reclamação
27 de abril 2017

Em Agosto entrámos em contacto com a Agência imobiliária "A Casa do Gato", pois pretendíamos adquirir um imóvel. Foram-nos apresentados alguns de acordo com as nossas preferências, seleccionámos o que mais gostámos e marcamos visita ao mesmo. Após a visita decidimos avançar com o negócio, foi efectuada a sua avaliação e no Banco o processo foi desenvolvendo, sendo o crédito aprovado...
Os vendedores da casa precisavam de ficar até Fevereiro e sugeriram que a escritura fosse efectuada, no máximo até dia 20 desse mês (segundo o agente imobiliário), falámos com a nossa senhoria, uma vez que, vivíamos numa casa alugada, da nossa intenção de sair, tendo ficado acordado que libertaríamos a casa no final de Março. Eis que, em Janeiro, é-nos dito que os proprietários vão precisar de mais tempo no imóvel, explicamos que já tínhamos falado com a senhoria e que teríamos de sair da nossa casa, portanto, precisávamos que se cumprissem os prazos, até porque a aprovação do crédito terminaria no final de Março e já nos tinham sido cobrados a avaliação e a comissão do dossier Bancário, entre diversas tentativas de acordo, o mesmo nunca aconteceu, pois recusaram sair da habitação e ficamos sem a casa e sem o nosso dinheiro!
Recorremos a uma agência imobiliária, pois nunca adquirimos nenhum imóvel, e deduzimos que desta forma o negócio seria seguro,mas devido ao trabalho incompetente e à forma como foram fomentando a situação, sem salvaguardar ambas as partes intervenientes, o mesmo não se verificou...não elaboraram contrato de promessa de compra e venda (que pelo que percebemos mais tarde, já não seria a primeira vez), e nós confiámos pois desconhecíamos que o mesmo teria de existir, e nunca nos foi sugerida a sua elaboração, soubemos posteriormente, que os proprietários não quiseram prosseguir para um contrato quando perceberam que o negócio estava a correr bem. É aqui que o mediador imobiliário não cumpriu com o seu dever, agindo com excesso de confiança e facilitismo, a existência de contrato não é opcional, é um dever...
Chegámos à conclusão que existiram contornos neste negócio que nos transpuseram, uma vez que o imóvel deixou de estar à venda, mais tarde foi-nos sugerida visita a um outro imóvel, e os proprietários nunca quiseram reunir connosco ( segundo agente) para tentar encontrar soluções, aliás, de todas as soluções que apresentamos nenhuma foi aceite.
O crédito caducou, ficamos sem o imóvel e sem o dinheiro gasto até então, que só aconteceu porque um dia aquela habitação esteve à venda e foi-nos sugerida pela agência à qual recorremos para nossa "segurança", não sabemos se existe alguma índole fraudulenta em todo o processo, o facto é que não conseguimos reunir com os proprietários para resolução do problema e foi-nos sempre incutida a ideia de que a casa seria para nós, entre diversas mentiras pelo meio...a única vez que ameaçamos visitar os vendedores, em menos de 1 minuto recebemos por mensagem uma pseudo-solução.
Ficaríamos sem casa no final de Março, e nem por esse motivo as pessoas intervenientes foram capazes de gerir a situação, em Janeiro disseram-nos precisar de 6 meses mais, e em Março voltavam a dizer que precisavam de 6 meses.

Data de ocorrência: 27 de abril 2017