A Padaria Portuguesa Marca do Mês
A Padaria Portuguesa Cq - Actividades Hoteleiras, Lda

A Padaria Portuguesa - Falha de segurança alimentar e qualidade de serviço

Valter Veiga Vilela
Valter Vilela apresentou a reclamação
26 de dezembro 2020 (editada a 30 de dezembro 2020)
Pedido um menu de pequeno almoço ao colaborador que se encontrava em caixa especifiquei que seria um brioche apenas com fiambre e manteiga onde repeti duas vezes assertivamente que era fiambre e manteiga, pois já é recorrente não acertarem no pedido, pedi que o sumo de laranja natural fosse feito no momento. O Colaborador iniciou a preparação do pedido tendo feito um brioche com manteiga e queijo, quando pousou no tabuleiro relembrei que o pedido era fiambre e manteiga, o mesmo fez cara de frete e levou o mesmo brioche para a tábua de preparação onde apenas retirou o queijo do brioche e pôs fiambre no seu lugar sem perguntar se assim estaria bem. De seguida quando pousou o brioche já com fiambre no tabuleiro relembrei que o sumo seria para retirar no momento. De espantar foi o colaborador ter começado a encher o recipiente de plástico que se encontrava parado na máquina já com restos de outros sumos de laranja até o encher e serviu o copo desse mesmo recipiente. Ao pousar o copo no meu tabuleiro avisei que o que pedi era um sumo tirado no momento e não um tirado para o recipiente onde estariam restos de outros sumos já retirados à tempo suficiente para comprometer a qualidade do produto. O operador muito ofendido disse que eu deveria ter especificado que o sumo era para retirar diretamente para o copo pois ele teria retirado no momento embora não tivesse sido retirado para o copo diretamente. Tentei explicar que eu não tenho que conhecer os procedimentos de serviço dele e que se peço um sumo retirado ao momento não estou a pedir um sumo retirado para um recipiente sujo à tempo indeterminado e ainda para mais com restos de sumo que podem lá estar desde que o primeiro sumo da manhã saiu pois se sempre que tiram um sumo tiram primeiro para o recipiente e depois enchem o copo a partir do recipiente vai sempre la ficar restos entre pedidos podendo, obviamente comprometer a qualidade do produto que é retirado posteriormente. O colaborador não gostando de me ouvir argumentar iniciou uma discussão em que eu devia ter dito para tirar direto para o copo. Para não continuar a discutir o assunto argumentei que era melhor pagar já e ficarmos por ali pois se continuasse iria ter que pedir o livro de reclamações. O colaborador respondeu com "(...) paga só!".
Depois desta resposta do colaborador senti-me desrespeitado e ameaçado.
A partir desse momento disse que queria o livro de reclamações e que o responsável de loja fosse chamado. O colaborador apontou para o lado dizendo que o colega que estava duas caixas ao lado era o responsável e esperou que eu o chamasse em vez de o colaborador alertar o responsável para a situação.
Depois de eu chamar em voz alta pelo responsável, pois o colaborador ficou quieto a olhar, o responsável foi diretamente buscar o livro de reclamações e pousou o mesmo no balcão virando costas e continuando o que tinha a fazer.
Nunca em momento algum o responsável dirigiu-me a palavra, o responsável não abriu o livro de reclamações nem forneceu caneta para proceder à reclamação.
Sendo que o responsável não abriu o livro eu tive que preencher o campo 1 que é destinado à "Identificação do fornecedor do bem/Prestador(...)".
Acabei por apenas beber um café e preencher o livro de reclamações sem nunca o responsável ter dirigido a palavra em momento algum.
A loja não tinha muita gente que se justificasse esta falta de cuidado. Quando cheguei era a segunda pessoa na fila e tinha uma a seguir a mim. Quando fui embora estavam 3 pessoas na fila. Afluência mais que normal que não justifica falta de cuidado e apreço com os clientes ainda para mais alguém que frequenta o estabelecimento diariamente sendo morador da urbanização.
Data de ocorrência: 26 de dezembro 2020
4 de janeiro 2021
Caro Valter,

Agradecemos o seu contacto e preferência pela Padaria Portuguesa.

É com toda a atenção que gerimos os comentários e experiências que os clientes nos relatam, com o objetivo de melhorar o nosso serviço e evitar que situações desagradáveis se voltem a repetir.

Lamentamos a situação que nos relata na nossa Loja nas Colinas do Cruzeiro, pois não corresponde ao cuidado e ao nível de atendimento que pretendemos oferecer aos nossos clientes. Iremos entrar em contacto com os responsáveis da loja em questão e tomar as devidas medidas corretivas.

Trabalhamos diariamente para que a sua experiência na Padaria Portuguesa seja sempre agradável, por isso pedimos as mais sinceras desculpas por esta situação.

Obrigada
Valter Veiga Vilela