14.1
Crédito Pessoal e ao Consumo
3 Cofidis 87
ABANCA Servicios Financieros14.1
Abanca Servicios Financieros, E.F.C., S.A. - Sucursal Em Portugal

ABANCA Servicios Financieros - Crédito a habitação transferido do deutsche bank à minha revelia

Claus Kaldeich
Claus Kaldeich apresentou a reclamação
27 de agosto 2020 (editada a 26 de julho 2021)
Assuntos:
Migração de agente financeiro para outro a revelia do cliente: do Deutsche Bank para Abanca.
Crédito a habitação.
Sub-tópicos:
Alterações no contracto de financiamento (entidades).
Alteração das partes contratantes.
Introdução de cobrança de comissões de manutenção de conta e/ou outras taxas.
Negligência total no tocante a contacto/dialogo inicial com o cliente (que não era cliente, tampouco quer ser...).
Inexistência de prestação de contas ou informações ao cliente sobre a alteração da entidade bancária.
Reunião agendada por iniciativa do cliente foi simplesmente ignorada.
Débito em conta de comissões de manutenção de conta e taxas, sem quaisquer explicações,
comunicações ou contrapartidas ao cliente (o "cliente-que-não-quer-ser-cliente-e-nunca-quis" é obrigado a pagar taxas de manutenção de conta mesmo que não use a conta para outras transações bancárias).
--Descritivo
Eu era cliente da Deutsche Bank no passado e tinha um crédito a habitação nesse banco.
Tratei na ocasião com o Dr. J..., no Balcão da Av. da Boa Vista, Porto, e ficou acordado que não haveria qualquer taxas adicionais ou comissões de manutenção de conta (dentre outros o Dr. F... tinha conhecimento desta situação).
Situação comprovada pelos extratos de conta enviados pelo Deutsche Bank na época.
O motivo para tal foi: eu não tinha nenhum cartão de débito/crédito, não utilizava qualquer serviço bancário. A conta bancaria em questão era utilizada somente para repassar recursos financeiros com o propósito de pagar as prestações do crédito acima referido.

Passei a tratar de todos assuntos relacionados com o Deutsche Bank com o Dr. J..., que passou a ser o "gestor de minha conta".
Estive fora de Portugal por períodos mais longos de tempo, mas voltava todos os anos ao Porto entre Junho e Agosto.
As condições de minha conta foram mantidas cf. combinado até a saída do Dr. J... do Deutsche Bank, que nunca me foi comunicada, tampouco me foi comunicado quem assumiu a gestão da minha conta.

Para minha surpresa verifiquei que passaram a debitar comissões de manutenção de conta (no início eram cerca de EUR 3,00) e outras taxas.

Como não tinha mais gestor de conta, andei as voltas para saber com quem falar. E fui ao balcão do Deutsche Bank-Av. da Boa Vista. Mas, não obtive informações conclusivas, mas explicações incipientes e inúteis sobre as alterações nas estrutura e políticas do banco.
Para me informar a respeito da situação do Deutsch Bank andei as voltas, nos meses de Julho-Agosto, não só pelo balcão da Av. da Boa Vista, bem como outros balcões que o Deutsche Bank pelo Porto e Maia, mas não obtive quaisquer informações.

Pedi que os débitos das comissões de manutenção de conta e demais taxas fossem ressarcidas. As respostas sobre esse tema foram, mais uma vez, evasivas, mas ouvi promessas que meu assunto ou requerimento iria ser tratado nas "reuniões com a gestão".
Nada me foi reportado sobre esses temas e meus telefonemas ou visitas ao Deutsch Bank não apresentavam qualquer resultado, pois os responsáveis ou decisores não se encontravam no sítio (quase sempre estavam em reunião noutro sítio (ou estavam "escondidos" em algum gabinete no interior do prédio e não queriam "se chatear")...).
Após o meu retorno a Portugal em Dez.2017 verifiquei que o Deutsche Bank praticamente não existia mais e não pude falar com ninguém sobre o meu financiamento, pois não havia ninguém com quem falar.
Não recebi qualquer notificação do Deutsche Bank, tampouco pude contactar via telemóvel com as pessoas, das quais eu tinha os contactados no passado.

Para minha surpresa, recebi, CERTO DIA, uma carta da Abanca, como informações de débitos em conta relacionados com meu financiamento. Dentre outros dados, as tais comissões de manutenção de conta...
Telefonei para os contactos relacionados com o Deutsche Bank que ainda tinha e finalmente falei com o Dr. F....

Para perceber a mudança que foi orquestrada sem o meu conhecimento ou aprovação, foi sugerida uma reunião com o Dr. F... no Abanca, balcão da ... .
O Dr. F... sugeriu marcarmos a reunião para 05Dez.2019, 14:30 h. E assim ficou agendado.

Nos dia e horas marcados, lá estava eu a porta do balcão a tocar a campainha.
Fui atendido por uma senhora, que me disse não saber do paradeiro do Dr. F... .
Disse-lhe que o Dr. F... e eu tínhamos uma reunião agendada para aquelas data e hora.
A senhora foi telefonar e voltou com a seguinte notícia: "O Dr. F... vai lhe telefonar para
reagendar a tal reunião" ("ponto final, parágrafo").
Deixei o balcão sem mais delongas e com a nítida impressão de estar lidando com uma organização de péssima atitude e péssimas competências profissionais.

Afinal, na ocasião, não foi possível obter as informações requeridas:
1. O que se passou com o Deutsche Bank.
2. Que papel assumiu a Abanca relativo ao financiamento e em que condições.
3. Ter informações sobre a "minha conta bancária" no Abanca, que eu nunca teria aberto.
4. Ter informações sobre a situação do meu financiamento e condições.
5. Saber o motivo pelo qual eu pago comissões e taxas por ZERO contrapartidas ou serviços bancários do Abanca.

Mais tarde foi agendada uma reunião, a qual eu compareci, mas nada foi resolvido com relação as minhas reclamações/demandas.

PS: Enviei a reclamação acima ao Banco de Portugal, mas... mais uma vez, nada foi resolvido (o que coaduna com a minha opinião sobre os "serviços públicos".
Data de ocorrência: 1 de dezembro 2017
1 de setembro 2020

Após analise a sua exposição, vimos por este meio informar V/Exa. que deverá contactar directamente com ABANCA Corporacion Bancária e não com ABANCA Servicios Financieros S.A..

Cumprimentos
ABANCA Servicios Financieros S.A.
Claus Kaldeich
Claus Kaldeich avaliou a marca
25 de dezembro 2020

A ABANCA foi-me imposta por alguma “autoridade” a minha revelia, pois eu tinha conta no Deutsche Bank. Para além disto, a ABANCA debita-me taxas (10€) para nada e nenhum serviço ... não uso qualquer cartão ou meio de pagamento da ABANCA. Na minha mais privada e subjectiva opinião essa é mais uma forma de sacar dinheiro ao cidadão sem qualquer contrapartida, e, essa prática constitui roubo, com a conivência do governo.