Abbott Laboratórios, Lda

Abbott - Apoio ao cliente deplorável, produtos defeituosos

Bernardo Rafael
Bernardo Rafael apresentou a reclamação
23 de maio 2019
É francamente insultuoso a forma como a Abbott não reconhece, nem quer reconhecer que, por vezes, salvo raras excepções, existem artigos e produtos com defeito. Todos nós já passámos por isso, seja com um sapato, com um carro, um telemóvel ou mesmo mobília. Nos produtos médicos passa-se o mesmo - nada neste mundo está imune a falhas e até os equipamentos hospitalares possuem equipas de manutenção quando alguma coisa avaria ou falha.

Mas para a Abbott não. Alegadamente, tudo começa quando após 1h ao telefone, ligo novamente e fui informado que a chamada caiu. Na segunda chamada sucedeu o mesmo. Novamente, para a Abbott é normal, nem um pedido de desculpas nem um "lamentamos" e pedem que se volte a dar os dados todos novamente. Parece que voltámos ao século XIX... devem funcionar à base do telégrafo e quadro de ardósia, quando cai apagam tudo - isto é tudo ineficaz numa empresa que se assume como inovadora na monitorização contínua da glicose. E até seria, se o suporte técnico fizesse jus a essa mesma inovação. Infelizmente presenciei das piores capacidades (ou falta dela) em tentar resolver um problema que não fui eu a criar. Um sensor com defeito, sem qualquer sombra de dúvida, em que de um momento para o outro deixou de fazer leituras - a Abbott só troca se se verificarem as duas condicionantes:

- Cumprir religiosamente os 10 minutos indicados pelo aparelho (ok, quando venderem os sensores e com uma embalagem tão grande, incluam igualmente aqueles temporizadores utilizados em cozinha) - isto é a maior falácia, dado que noutras ocasiões em que sucedeu o erro de leitura de glicose indisponível, ao fim de algumas tentativas de leitura intervaladas por 3 ou 4 minutos, acabou por voltar a ficar disponível.

- Tem que estar pelo menos 3 horas a ocorrer o erro de leitura indisponível (claro, porque 1 hora não é suficiente para afirmar que é um defeito do produto que é suposto poder efectuar pesquisas de glicose várias vezes por hora)

O melhor desta peripécia foi a assistente indicar que este erro ocorre quando existe uma variação brusca de glicémia - contrapus este argumento dizendo que não tinha feito ingestão de alimentos há mais de 8 horas, nem feito insulina, factores que num campo racional de controlo metabólico poderiam de facto influenciar os valores de forma abrupta, mas NUNCA numa situação em que não houve nenhum dos dois.

É inenarrável a forma e postura desprovidas de ética em que a Abbott não quer assumir a falha de um produto (por sinal bom, mas susceptível a falhas, como qualquer outra coisa) - e que persecutoriamente incute em mais um custo para o utilizador final. Estimo vivamente que num curto espaço de tempo exista concorrência, pois fica provado que a Abbott sabe fabricar produtos, mas não sabe dar assistência aos mesmos, nem fidelizar clientes.
Data de ocorrência: 23 de maio 2019