Formação Profissional

Academia do Profissional - Pedido de reembolso

Mynele apresentou a reclamação
9 de abril 2021
Bom Dia
EM 2019 Fui a Academia Profissional Lisboa, afim de obter informaçoes sobre se eu poderia fazer a formaçao e prova no imt para capacitaçao profissional de transportes, uma vez que eu ainda na altura nao tinha Titulo de Residencia, e me informaram que Sim, que poderia proceder com apenas passaporte.
Mas infelizmente quando chegou o momento de fazer a prova , veio a surpresa nao poderia fazer a prova junto ao IMT, pois NAO FAZEM COM PASSAPORTE, E por fim perdi a vaga na empresa para o qual o curso se fazia necessario,
Fui pedir o reembolso e se negam, nem as taxas do IMT que os mesmos disseram para a DECO que seria devolvido , e quanto ao curso poderia fazer novamente , uma vez pelo muito tempo que se passou , MAS DO QUE ADIANTA FAZER UM CURSO QUE NAO SERVE MAIS PRA MIM, UMA VAGA QUE JA PERDI?

DIA 07/04 solicitei minha devoluçao das taxas do imt, e estao a me tratar com descaso, dizendo que nao esta tendo tempo pra me fazer a transferencia, por estar em obras.
ESTOU ME SENTINDO MUITO DESRESPEITADA , NO TOTAL FOI UM INVESTIMENTO DE MAIS DE MIL EUROS DESDE 2019, MEU DINHEIRO PERDIDO. ESTOU TOMANDO AS MEDIDAS CABIVEIS JA, POR DANOS MORAIS E LUCRO CESSANTE.
ALERTO A TODOS, CUIDADO, E SAIBAM QUE PASSAPORTE NAO SE PODE FAZER ESSA PROVA NO IMT. ENFIM A ACADEMIA NAO SE RESPONSABILIZA PELAS INFORMAÇÕES EQUIVOCADAS ,E POR FIM O ALUNO (cliente) FICA NO PREJUIZO, SUPER LAMENTAVÉL.
Data de ocorrência: 9 de abril 2021
22 de abril 2021
Agradecemos a oportunidade de esclarecer a situação descrita pela Srª Dª Mynele Araújo. A responsabilidade de admissão e agendamento em exame de cada formando é da entidade reguladora e não da entidade formadora. A inscrição em exame é realizada pela entidade formadora sendo a mesma submetida com informação sobre o curso e documentação do participante. Tendo a formanda em questão frequentado a formação em 2019 foi proposta a exame apenas quando nos fez chegar todos os documentos necessários (cerca de 3 meses após a conclusão do curso).
Apesar do regulador indicar taxativamente na sua página de internet o documento passaporte como documento aceite para efeito de inscrição em exame, foi esta entidade que não admitiu a formanda em exame, ressalvando que necessitaria de atestado de residência.
No site da Academia do Profissional estão identificados diversos documentos válidos para efeitos de inscrição em exame, não estando identificado o passaporte como documento válido. A alegação que algum colaborador nosso a terá informado erradamente quanto à validade do passaporte é difícil de aceitar dado que são as pessoas que fazem atendimento telefónico que colocam a informação no site, daí estar referido no nosso site (à data) que no caso de cidadãos estrangeiros deveriam juntar a cópia do atestado de residência. Talvez tenha havido alguma confusão com a informação disponível no site do IMT.
Relativamente às taxas, propusemos a sua devolução ainda em 2019, tendo solicitado à participante que nos fizesse chegar o seu IBAN. Apenas em 2021 é que a formanda nos envia o respetivo IBAN, exigindo que a transferência fosse imediatamente realizada. Estando o país em período de confinamento e nós com o escritório encerrado e a equipa em teletrabalho, demoramos 3 dias a verificar o processo e a obter as aprovações internas necessárias, tendo a devolução sido efetivamente realizada em 4 dias uteis.
Durante todo este processo disponibilizamos à Sra. Dª. Mynele a possibilidade de frequentar novo curso e respetiva inscrição em exame sem qualquer encargo extra, desde que resolvida a sua situação de residência.
30 de julho 2021
Agradeço mais uma vez ao portal da queixa a oportunidade de esclarecer e atualizar os fatos.
Depois de abrir a reclamaçao, a escola profissional devolveu me as taxas do imt , pelos exames que paguei e nao pude realizar no imt.
Agora os valores da formaçao de quase 800 euros, ate agora nada de devoluçao, essa semana mandei email para o responsavel da escola, solicitando mais uma vez, uma devoluçao ou negociaçao de aproveitar o valor pra outras formaçoes, pois uma vez que nao pude realizar o exame, perdi minha vaga de trabalho, e nao tem porque continuar com o mesmo.
Enfim nao vejo nenhum interesse da parte da escola de resolver de forma consiente e amigavel.
Uma vez reintero foi de responsabilidade dos colaboradores da escola , passar a mal informaçao que poderia fazer os exames apenas com passaporte. E digo novamente nao fui a escola por meio da internet, e sim diretamente ao balcao da escola, e la que sempre fui tratada os assuntos e recebimento de instruçao por parte da escola.
Espero que a escola ACADEMIA DO PROFISSIONAL , ainda em tempo faça juz ao titulo sejam PROFISSIONAL, e me devolvam ou solucionem , os prejuizos a mim atribuidos, e Eu farei a minha parte de vir aqui e parabeniza los.
Att
Mynele Araujo
Mynele avaliou a marca
7 de maio 2022

Uma falta de respeito ao consumidor, essa escola é uma vergonha-