ActivoBank Marca Recomendada
Bancos
1 Santander 83.8
ActivoBank81.1
Banco ActivoBank, S.A.

Faça o download na store disponível no seu smartphone.

• +351 210 030 700
  • Rua Augusta, 84
    1100-053 LISBOA

ActivoBank - Apoio a clientes recusa fornecimento de dados por escrito

Rodolfo Silva apresentou a reclamação
24 de janeiro 2019
Iniciei o processo de transferência do meu crédito habitação para um banco concorrente.
Por este facto, necessitei de efetuar a requisição do distrate para efetivação da escritura correspondente.
A pedido do Banco para o qual iria ser transferido o crédito, liguei para o Apoio a Clientes, onde solicitei que me fosse enviado por email (garantia escrita) o nome que deveria constar do cheque a ser entregue na escritura. A colega do atendimento, após multiplos contactos com o backoffice (Departamento Comercial) informou que estes se recusavam a enviar esta informação por escrito, tendo me informado que o nome a constar do cheque era (cito) "BANCO COMERCIAL PORTUGUÊS". Como me recusei aceitar a informação e pretendia o envio do email, a colega, sem mais opções e pedindo desculpa por não conseguir ajudar mais, sugeriu que enviasse um email para o apoioaclientes, pedindo esses mesmos dados.

Efetuei esse envio para o email apoioaclientes@activobank.pt.
No entanto, e aproveitando o email pessoal de resposta à solicitação do distrate que me havia sido reencaminhado pela entidade intermediária do crédito (sim, o distrate apesar de ter sido pedido que fosse enviado para mim não o foi), efetuei o mesmo pedido desses mesmos dados, esperando que a resposta fosse outra. 6 horas após este último email, obtive a resposta de "BANCO COMERCIAL PORTUGUÊS, S.A.". De referir, que a pessoa em questão que respondeu ao email pertence ao Departamento Comercial, o mesmo departamento que se recusou via telefonica a efetuar este procedimento.

No momento da escritura, já com o cheque a ser entregue ao procurador do Millenium BCP presente, este questionou o nome presente no cheque que deveria corresponder ao nome do cliente (eu). Afirmei que o nome que lá estava presente era o nome que me haviam informado, o qual foi rapidamente afirmado que "seria impossível terem dado essa informação". Apenas, mostrando o email comprovativo é que o colega aceitou o que estava la escrito e afirmou que "depois alguem haverá de tratar disso".

Nao obstante, ao dia de hoje (24-01) recebi a resposta ao pedido URGENTE enviado ao apoioaclientes no dia 16-01 com o conteudo:
"No seguimento do email enviado, informamos que esta via serve para pedidos de esclarecimento genéricos de produtos ou serviços que temos na nossa oferta.
Para qualquer instrução ou informação sobre a sua conta muito agradecemos que utilize a nossa linha de apoio a clientes através dos números abaixo indicados."
Efetuei a exposição em resposta a este email de todos estes factos.

CONCLUSÃO:
Caso não tivesse tido o trabalho de garantir por escrito a informação pretendida, existia possibilidade de ocorrer um problema na escritura, sem qualquer tipo de garantia que nao seria responsabilizado pela informação que me foi prestada.
A recusa do Departamento Comercial em enviar por escrito a informação pretendida, parece me algo a roçar " a incompetência e a fugir das responsabilidades do banco". Pior ainda, a recusa via telefone, mas o envio quando contactados directamente faz me questionar os processos existentes entre o Call Center e esses departamentos.
Para finalizar em beleza, a mensagem default enviada pelo apoio a clientes sem tentar perceber o problema do cliente mas sim despachando este para procedimentos que comprovadamente não funcionam, representam uma inegável ignorancia sobre como tratar clientes.

Pergunto me que outros erros ocorrem por culpa do funcionamento do banco, que são imputados aos clientes, sem estes terem qualquer tipo de responsabilidade. E pergunto me quem me compensa pelo trabalho e dispêndio de tempo a fazer as funções que deveriam ser executadas pelo banco.
Data de ocorrência: 24 de janeiro 2019
24 de janeiro 2019
Boa tarde, Sr Rodolfo Silva,

Melhores Cumprimentos,
Banco ActivoBank SA
7 de fevereiro 2019
O breve significa dentro de quanto tempo?
Pergunto isto porque tenho uma reclamação interna efetuada que ao fim de 3 meses ainda não tive contacto nenhum.
Quanto ao email, não serve de nada.
8 de fevereiro 2019
Boa tarde, Sr Rodolfo Silva,

Continuamos a analisar a sua questão, contamos responder com a maior brevidade possível.

Obrigado pela sua compreensão

Melhores Cumprimentos,
Banco ActivoBank SA
19 de março 2019
Resposta obtida:
"Reportamo-nos à exposição efetuada por V. Exa no Portal da Queixa, e cujo teor mereceu a nossa melhor atenção.

É sempre com pesar que nos apercebemos de situações em que o serviço ficou aquém das expetativas que em nós são depositadas. Não temos qualquer dúvida que este terá sido o caso que nos descreve.

Com efeito, e apesar de compreendermos o desagrado demonstrado, verificámos que o processo de transferência do crédito habitação foi concluído com sucesso.

Relativamente ao distrate, informamos que a entrega do mesmo só pode ser efetuada por contrapartida do pagamento do crédito a liquidar, pelo que pretensão de envio do mesmo por email, não podia ser satisfeita.

Certos de ter esclarecido a questão em apreço, lamentamos os transtornos eventualmente causados e apresentamos os nossos melhores cumprimentos,

Banco ActivoBank SA"

CONCLUSÃO - Quem analisou esta reclamação nem se dignou a ler o conteúdo. Nunca pedi o envio do distrate por email (o que é ridículo afirmarem isso). Pedi que "fosse enviado por email (garantia escrita) o nome que deveria constar do cheque a ser entregue na escritura."
Este pedido é meu direito e obrigação do Banco a fornecer esta informação.

Deste modo não aceito a resolução desta queixa.