ActivoBank SA

1100-053 LISBOA

apoioaclientes@activobank.pt

ActivoBank - Banco censura transferências relacionadas com criptomoedas

António Martins apresentou a reclamação

O ActivoBank está agora a recusar realizar transferências para corretoras de criptomoedas legalizadas na UE, e que estão autorizadas para trabalhar em Portugal (caso específico: Coinbase).

Após chamada telefónica para tentar encontrar a causa da minha transferência falhada, o banco acusou a minha transferência de fraudulenta, activando o artigo 23 das suas condições gerais. Qualquer pedido meu por mais informações foi recusado por "O grupo Millennium reserva-se ao direito de não prestar mais informações", e equivalentes.

Gostaria de recordar que operações em criptomoedas, tais como Bitcoin, não são ilegais nem proibidas, como confirmado pelo BCE e pelo Banco de Portugal.

Sendo assim, esta recusa eleva-se a uma censura por parte da entidade bancária, que tenta assim controlar o destino dos fundos que os seus clientes depositam.

12 Dez2018

Bom dia, Sr. António Martins,

Informamos que já estamos a analisar a sua questão. Entraremos em contacto em breve.

Para qualquer esclarecimento adicional, estamos disponíveis em apoioaclientes@activobank.pt.

Banco ActivoBank SA

Bom dia, Sr. António Martins,

Como já deverá ter tido oportunidade de verificar, a resposta à sua questão foi enviada hoje para o seu endereço de email.

Esperemos ter ido de encontro às suas expectativas na resolução deste assunto.

Melhores cumprimentos,

ActivoBank alterou o estado para Resolvida
António Martins adicionou uma resposta

Obrigado pela vossa resposta.

Passo a informação de como efectuar uma transferência correctamente:

1. Faça a transferência online, e depois ela vai ser recusada
2. Telefone para a linha de atendimento, e informe que pretende concretizar a transferência

António Martins avaliou a marca

A solução não é a mais agradável, pois continua a dificultar a realização das transferências em causa. É, no entanto, feliz a realização dum compromisso, que permite manter um nível de protecção pelo ActivoBank, mas que dá ao cliente oportunidade de realizar a transacção caso tenha conhecimento dos riscos envolvidos.

Foi o meu primeiro problema com o ActivoBank, cujo serviço tenho até agora apreciado bastante. Saio satisfeito com o resultado de todo o processo.

27 Dez2018
António Martins adicionou uma resposta

Após ter recebido, por carta, um documento que identifica que transacções para o IBAN acima referido estariam a ser bloqueadas por via automática para protecção do Cliente, mas que as mesmas poderiam ser executadas através da linha de apoio ao cliente, seguem-se as duas situações que me ocorreram:

1. No dia 24 de Dezembro 2018, parte da tarde, tentei realizar uma transferência para o IBAN mencionado na queixa original. A mesma foi bloqueada no serviço online, e liguei então para a linha de apoio ao cliente. A resposta que obtive, ao pedir o desbloqueamento da execução da minha ordem de transferência, foi idêntica à resposta original. Após uma breve referência à reclamação apresentada e resposta do banco, a operadora telefónica informou-me que não seria capaz de executar a transferência pois tal operação estaria bloqueada do lado dela, e que teria que levar a minha questão para o backoffice, mas que não haveria ninguém disponível de momento devido à época do Natal, mas que poderia tentar novamente a partir do 26.

2. Tentei hoje, 27 de Dezembro 2018, efectuar uma nova ordem de transferência. Foi bloqueada, e procedi para a ligação para o centro de atendimento. Recebi inicialmente a mesma resposta que nas outras duas situações (que a minha ordem de transferência ia contra as directivas do banco, que teriam colocado o IBAN do beneficiário na sua blacklist, por realizar operações com bitcoins). Novamente informei a operadora de que a minha operação estaria a ser realizada em Euros, para uma entidade conhecida, e do conteúdo da carta que recebi. A resposta dada pelo ActivoBank foi a seguinte:
- Que considerariam, de acordo com a clásula 23ª das suas condições gerais, a entidade beneficiária (Coinbase Payments Ltd.) como sendo suspeita de branqueamento de capitais e/ou terrorismo, e como tal a minha operação teria que ser bloqueada;
- Informados da resposta que teria recebido, a possibilidade de proceder à transferência abriu-se: pagando a taxa de execução de ordem de transferência via telefone (o que, só por si, é descabido, pois trata-se do simples desbloqueamento da execução duma ordem colocada por via automática), poderia efectuar a transferência (embora anteriormente me tenha sido dito que o banco teria bloqueado as transferências para o IBAN indicado); o senão surge quando me é dito que, querendo eu proceder com a ordem de transferência, a minha conta estaria em risco de ser cancelada unilateralmente pelo ActivoBank, por realizar uma transacção que o mesmo não aprovava;

Ora, assim sendo, estou perante uma situação de escalamento do impedimento de ordens de transferência para a entidade Coinbase Ltd., devido ao facto de esta ser uma operadora que trabalha com criptomoedas, para uma disfarçada ameaça de que querendo eu fazer tal tipo de operação bancária, veria a minha conta cancelada.

Relembrando que tanto pelo Banco de Portugal, como pelo Banco Central Europeu, transacções de criptomoedas não são ilegais, e são aceites:

- É extremamente grave, por parte do ActivoBank, impedir os seus clientes de realizar movimentos que possam estar directamente ligados à transacção de criptomoedas. Este impedimento encontra-se muito próximo duma censura activa, sendo o banco a entidade que decide unilateralmente onde pode o cliente aplicar o seu dinheiro;
- Escalar o impedimento para um possível cancelamento da conta é um abuso de poder por parte do ActivoBank;
- A resposta que é dada, quando o cliente liga para a linha de atendimento do ActivoBank, tentando resolver a sua ordem não executada, é em tom de extrema agressividade, colocando um cliente que seja inexperiente no mundo das criptomoedas numa posição em que se sente transgressor, e que a sua tentativa de participação no mundo das criptomoedas é ilegal. Este tipo de acções molda directamente a opinião geral dos clientes em relação à realidade do universo das criptomoedas, e conservando assim os fundos dos seus clientes em activos do banco.

27 Dez2018
António Martins reabriu a reclamação
31 Dez2018

Bom dia, Sr. António Martins,

Obrigado pelo seu feedback, que merece toda a nossa atenção.
Lamentamos que a nossa resposta não tenha ido de encontro às suas expectativas.

Vamos analisar a informação que nos enviou e, em breve, entraremos em contacto.

24 Jan2019

Boa tarde, Sr. António Martins,

Após reanalisarmos a informação infra, a resposta foi enviada para o seu email, no dia de hoje.

24 Jan2019
ActivoBank alterou o estado para Resolvida

'.Ver perfil de João Pedro Marques Ferreira.'

João Pedro Marques Ferreira

Tive o mesmo problema.

'.Ver perfil de Ricardo Belchior.'

Ricardo Belchior

Comigo está a acontecer o mesmo :(

'.Ver perfil de Satoshi Nakamoto.'

Satoshi Nakamoto

It is well enough that people of the nation do not understand our banking and monetary system, for if they did, I believe there would be a revolution before tomorrow morning.

Henry Ford

'.Ver perfil de Ricardo Jorge de Almeida Oliveira.'

Ricardo Jorge de Almeida Oliveira

Mesmo problema aqui... Ameaça de encerramento de conta e pior que isso, conta suspensa sem aviso prévio desde há dois meses. Long Bitcoin, Short Fiat ;-)