ActivoBank SA

1100-053 LISBOA

apoioaclientes@activobank.pt

ActivoBank - Cartão clonado / dados conta comprometidos

Vitor Ferreira apresentou a reclamação

Escrevo esta reclamaçao, nao ainda pela demora na resolução, mas mais pelo meu receio neste momento pois diversas questões não me foram esclarecidas e não estou muito confiante com a segurança oferecida pelo activobank.
Ontem á tarde 06/01/2020 tentei fazer um pagamento na farmácia e por duas vezes o terminal MB deu indicação "nao autorizado". De imediato consultei o saldo através da app no telemovel e confirmei que tinha saldo disponivel, havendo apenas um montante cativo entre saldo contabilistico vs disponivel de cerca de 136€, que não consegui identificar.
Dado que é "normal" o Activo bank nao atualizar os movimentos feitos no fim de semana, desvalorizei, mas ficou a pulga atras da orelha.
hoje 07/01/2020 ao inicio da manha, consultei o saldo e verifiquei um movimento de 100€ efectuado em França/Estrasburgo, na entidade Lifpay.
Nesse momento percebi que fui vitima de clonagem de cartão ou outra forma de burla ( ainda não me foi explicado). Liguei de imediato ao serviço de alertas de cartões e após explicar o sucedido , foi-me dito:
"O seu cartão não funcionou ontem, porque já estava bloqueado por nós. Foram detectados movimentos suspeitos na conta e por esse motivo cancelado o cartão, para á posteriori contactarmos consigo e validar se os tinha feito ou não."
No entanto, a unica coisa q aconteceu foi que eu fui impedido de fazer um pagamento, mas os burlões nao, porque o montante de uma das operaçoes foi deduzido da conta...

Aguardo resposta,

08 Jan2020
ActivoBank adicionou uma resposta

Boa tarde, Sr. Vitor Manuel Vieira Ferreira,

Informamos que já estamos a analisar a sua questão. Entraremos em contacto em breve.

Para qualquer esclarecimento adicional, estamos disponíveis em apoioaclientes@activobank.pt.

11 Jan2020
Vitor Ferreira adicionou uma resposta

Como se podem verificar nos comentários a esta reclamaçao, a situação repete-se com outros clientes, nos mesmos moldes.Da minha parte já foi apresentada queixa na PJ e espero sinceramente que o ActivoBank resolva esta questão o mais breve possivel pois parece demasiada coincidencia que 70% das queixas reclamadas neste site sejam de clientes Activobank.
Ou somos todos muito incautos ou existe um problema grave de segurança no sistema.

28 Jan2020
ActivoBank adicionou uma resposta

Boa tarde, Sr. Vitor Manuel Vieira Ferreira,

Como já deverá ter tido oportunidade de verificar, a resposta à sua questão foi enviada hoje para o seu endereço de email.

Esperamos ter ido ao encontro das suas expectativas na resolução deste assunto.

28 Jan2020
ActivoBank alterou o estado para Resolvida

'.Ver perfil de Rafael Souto.'

Rafael Souto

Boa noite Vitor,

Mesma situação aqui: mesmo metodo, mesma loja, valor de 200€. Ja foi encaminhada reclamação e apresentada queixa nas autoridades.

'.Ver perfil de Rafael Souto.'

Rafael Souto

E no espaço de uma semana, conheço mais duas pessoas com cartoes ActivoBank com a mesma situação? Coincidencia?

'.Ver perfil de Tomás Gomes.'

Tomás Gomes

Mesma situação, mesmo metodo e na mesma data (07/01/2020) na mesma loja (Lifpay STRASBOURG FR (50€)) e também na loja AUL SHENSEEA A TOULOUSE /XING EVENTS (200€).

'.Ver perfil de Ana Aguiar.'

Ana Aguiar

Caso semelhante aqui em data anterior: tive autorizacao recusada ao carregar cartao viva viagem numa maquina automatica na estacao de metro do aeroporto de Lisboa diz 1 Dez 2019. Cerca de 2 semanas depois foram efectuadas 5 transaccoes consecutivas "AUL LA NUIT AUX TROPIQUES XING EVENTS " 367,72 EUR cada uma, bilhetes para passagem de Reveillon. Detectei a fraude ainda antes da passagem de ano mas quer o banco quer a PJ recusaram-se a actuar com celeridade, dizendo que o processo teria que seguir investigacao normal. Ainda nao me repuseram o dinheiro. Dizem que cabe a entidade que recebeu o pagamento devolver a quantia se nao conseguir provar que compra foi legitima.

'.Ver perfil de Sergio Pinto.'

Sergio Pinto

Como foi exatamente igual...estranho. Na minha opinião foi alguma falta de segurança por parte do activo bank.

'.Ver perfil de Nuno Martins.'

Nuno Martins

Eu estou na mesma situaçao, compra online feita em Dezembro em loja francesa, e ha espera de resposta da Visa e ate agora nada, o estranho disto tudo é a quantidade de gente com o mesmo problema, que tipo de segurança tem mesmo este banco para acontecer tanta burla com os seus cartoes? Deixa uma pessoa a pensar se é realmente seguro ter lá dinheiro na conta.