ActivoBank Marca Recomendada
Bancos
1 Santander 84.1
ActivoBank81.1
Banco ActivoBank, S.A.

Faça o download na store disponível no seu smartphone.

• +351 210 030 700
  • Rua Augusta, 84
    1100-053 LISBOA

ActivoBank - Cobrança indevida transferwise

Beatriz Fonseca apresentou a reclamação
6 de abril 2021
Exmos. Senhores,

Venho por este meio expressar o meu descontentamento com o serviço do ActivoBank, em relação às transferências através da TransferWise.
No dia 25 de fevereiro de 2021 efetuei uma transferência através da aplicação da TransferWise (agora Wise) da minha conta ActivoBank para uma conta estrangeira. Sobre essa transação foi-me cobrado um custo de serviço internacional e o imposto de selo, mesmo estando explícito no site do ActivoBank que o “ActivoBank não cobra ao cliente pela prestação deste serviço”. Já no site da Wise, pode ler-se “Você pode fazer transferências internacionais através do ActivoBank ou diretamente na app da Wise - a taxa da Wise será a mesma em ambos os casos.”
No dia 1 de março de 2021, efetuei uma nova transferência, também através da aplicação Wise, com a minha conta ActivoBank e, mais uma vez, foi-me cobrado custo de serviço internacional e o imposto de selo.
No dia 21 de março efetuei outra transferência pela Wise, desta vez na app do ActivoBank, e nenhum custo de serviço ou imposto de selo foi cobrado.
Contactei a linha de apoio ao cliente do ActivoBank para reportar a cobrança indevida pela primeira vez a 2 de março. Desde aí, já liguei três vezes. Das três vezes, foram-me dadas respostas/justificações diferentes, sempre num tom arrogante e pouco prestável.
Primeiro, foi-me dito que não deveria ter pago custo de serviço internacional e que voltariam ao contacto após verificarem o erro com o back office. Não recebi nenhuma tentativa de contacto. No dia 18 de março enviei um e-mail para apoioaclientes@activobank.pt a reportar a situação – também esta tentativa de contacto não originou qualquer resposta.
Na segunda chamada que fiz, o operador disse que a cobrança do custo de serviço internacional “não fazia sentido” e que ia averiguar. Ficou de me contactar ele próprio, no dia a seguir. Não recebi nenhuma tentativa de contacto.
Na última das tentativas de contacto foi-me dito, para meu espanto, que a cobrança adicional derivava do facto de ser uma transferência para uma conta internacional. Está explícito no site de ambas as empresas que estas transações não acarretam qualquer custo escondido e servem, precisamente, para facilitar transferência internacionais. Depois de ter explicado (!) isto ao operador, o discurso mudou. Foi-me dito que teria de reportar a situação à Wise. Quando respondi que quem me cobrou indevidamente foi o ActivoBank e não a Wise, o operador informou-me que não seria reembolsada uma vez que o sistema do banco assumiu a transferência para a Wise como uma compra e não como uma transferência.
Nenhum dos operadores soube explicar-me porque é que as transferências efetuadas através da app da Wise foram taxadas pelo ActivoBank mas a transferência através da app do ActivoBank não acarretou nenhum custo, especialmente tendo em conta que todas as transferências tinham o mesmo destinatário.
Hoje, dia 6 de abril, um mês depois do meu primeiro contacto com a linha de apoio ao cliente, ainda não fui reembolsada pelos custos adicionais e considero encerrar a conta com o ActivoBank pela gritante falta de transparência demonstrada ao longo do processo.

Não recomendo a ninguém.
Data de ocorrência: 6 de abril 2021
7 de abril 2021

15 de abril 2021
Continuo a aguardar o contacto do ActivoBank.
Beatriz Fonseca avaliou a marca
29 de abril 2021

A forma como o Activo Bank lidou com a minha situação foi lamentável. Especialmente o atendimento ao cliente, que foi arrogante, completamente desorganizado e muito pouco transparente. Pelos relatos de outros clientes, já percebi que a cobrança de taxas indevidas acontece com demasiada frequência e a minha confiança e estima por esta instituição desceu a pique depois destas interações. Só consegui obter ajuda após apresentar reclamação formal junto do Banco de Portugal, dois meses depois de reportar a situação pela primeira vez ao próprio ActivoBank. Muito insatisfeita.